Foto: Junior Pio

Integração

Assembleia Legislativa lança projeto Vem pra Alece para a população

O objetivo é reforçar o movimento de Parlamento aberto e busca a aproximação contínua entre a população e as atividades da Casa do Povo.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, na manhã desta quinta-feira (05/10), no Salão Nobre da Casa, o projeto Vem pra Alece. A iniciativa, que vai acontecer no domingo (22/10) a partir das 7h, reforça o movimento de Parlamento aberto e busca a aproximação contínua entre a população e as atividades da Casa do Povo.

O presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), assinalou que este será um momento dos cidadãos conhecerem o Parlamento e o que os representantes do Estado estão realizando. “Fiscalizar e legislar são as nossas duas maiores funções, mas estamos indo além. Estamos abrindo o Parlamento e, através de ações, dando a oportunidade para que os fortalezenses e cearenses conheçam os nossos serviços e o que é feito na Casa”, disse.

O deputado destacou que a Assembleia do Ceará é uma das casas legislativas mais transparentes do País e compartilha as boas práticas e projetos que fortaleçam essa missão. “Além de legislar, o Parlamento implementou ações que tivessem impacto na vida das pessoas, transcendendo a função de legislar. disponibilizamos serviços e buscamos diariamente, todos os 46 deputados que foram eleitos, aproximar os cidadãos da Casa Legislativa”, salientou.

O parlamentar explicou ainda que o evento fortalece a cidadania, garantia de direitos, inclusão e a democracia. “Agradeço e parabenizo a todos os colaboradores que estão coordenando esse projeto e fortalecendo a aproximação da sociedade”, apontou.

O líder do Governo na Casa, deputado Romeu Aldigueri (PDT) enfatizou que estar perto da população é uma missão do Parlamento. “Não bastam redes sociais nem todo o aparato de comunicação. É preciso se integrar ao convívio das pessoas, ouvir demandas, estar atento às novas necessidades da comunidade e uma delas, sem dúvida, é o acesso às instituições”, assinalou. O parlamentar acrescentou que acredita fortemente que arte, gastronomia e serviços ofertados são maneiras de mostrar que a Assembleia Legislativa está de porta aberta e disponível para essa integração.

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, destacou que o Vem pra Alece vai contar com diversas ações, entre elas, apresentações artísticas e culturais, gastronomia, oficinas; atividades voltadas para cidadania, inclusão, sustentabilidade, empreendedorismo, educação e esporte além de direitos humanos. A programação também inclui visitação ao Plenário 13 de Maio e corrida de rua infantil. “São várias ações que estaremos realizando para os cidadãos, servidores, parceiros, deputados e comunidade”, frisou.

Luiza Martins também destacou que na oportunidade os serviços da Assembleia Legislativa serão apresentados para a população. “É uma manhã de atividades abertas em que os cidadãos poderão conhecer serviços disponibilizados pela Casa, como o Escritório Frei Tito, o Conselho de Altos Estudos, Comitê de Responsabilidade Social, Instituto de Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Procuradoria Especial da Mulher, e o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi)”, ressaltou.

Com a participação dos órgãos da Casa, parlamentares, servidores, parceiros e comunidades do entorno, o Vem pra Alece entra no calendário do Assembleia Legislativa e deve acontecer anualmente.

O evento de lançamento contou com presença dos deputados Lia Gomes (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Antônio Granja (PDT), Guilherme Sampaio (PT), Alysson Aguiar (PCdoB), Lucinildo Frota (PMN), De Assis Diniz (PT), Leonardo Pinheiro (Progressistas), Romeu Aldigueri (PDT) e Stuart Castro (Avante), vereadores, gestores da Casa e colaboradores.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram