Caucaia realiza o lançamento da Temporada dos Ventos no Cumbuco

Considerada a Meca Internacional do Kitesurf, a praia do Cumbuco, localizada a apenas 30 km da capital cearense, será cenário do lançamento da temporada dos ventos que acontece nesta quinta-feira (31). A ação, promovida pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), vai contar a participação de moradores da vila, turistas, velejadores, atletas especialistas da prática esportiva e todo o trade turístico.

A praia do Cumbuco, conhecida pelos bons ventos, é o melhor destino para a prática do kitesurf, o que consolidou o destino como Meca Internacional do esporte. Lívia Holanda, titular da Secretaria da Setcultu, garante um evento amplo e diverso. “Quem participar, vai poder ter uma experiência única, reunindo esportes, cultura, gastronomia e diversão à beira-mar. E vai ser só o início de uma temporada cheia de grandes eventos”, afirma.

Ainda durante o evento, os convidados poderão apreciar um pôr do sol, música ao vivo e o melhor da gastronomia local.

Meca do kitesurf é recordista Mundial

O litoral caucaiense, em especial a praia do Cumbuco, oferece condições de vento perfeitas para a prática do kitesurf. Não é à toa que o município recebe amantes do esporte do mundo inteiro. Além do extenso mar azul, ideal para a prática da modalidade wave, a praia do Cumbuco conta também com a Lagoa do Cauípe, perfeita para a modalidade freestyle.

Em 2019, a cidade de Caucaia bateu o primeiro recorde ao alcançar a marca de 596 velejadores na água ao mesmo tempo. Em 2022, o recorde foi quebrado mais uma vez ao ser atestado que 884 kitesurfistas, de várias partes do mundo, velejaram no mar da Praia do Cumbuco, no mesmo espaço de tempo. Para a validação do recorde, o feito foi acompanhado por uma comissão do Guinness Book Recorde.

Turismo sustentável

Para além do recorde mundial, a praia do Cumbuco se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. A praia caucaiense é a única do Ceará a conquistar a Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta as boas práticas relacionadas à política de gestão ambiental do município.

A certificação é considerada o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.

Serviço:
Lançamento da Temporada dos Ventos no Cumbuco
Data: 31/08 (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: praia do Cumbuco (em frente à vila de pescadores)

WhatsApp
Facebook
X
Telegram