Avanço

Em Roterdã, governador do Ceará assina memorando com Eletrobras para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém

A assinatura ocorreu no estande do CIPP, no segundo dia da World Hydrogen 2024, realizada em Roterdã, na Holanda

Nesta terça-feira (14), o governador Elmano de Freitas, que está em Missão Internacional do Consórcio Nordeste na Europa, assinou Memorando de Entendimento com a Eletrobras, para a produção de hidrogênio verde (H2V) e seus derivados, como amônia verde, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), na Região Metropolitana de Fortaleza.

A assinatura ocorreu no estande do CIPP, no segundo dia da World Hydrogen 2024, realizada em Roterdã, na Holanda.

Até o momento, o Estado do Ceará soma 37 memorandos assinados com empresas nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio verde no Hub do Porto do Pecém. O Governo do Estado tem ainda firmados seis pré-contratos para a produção de hidrogênio verde.

O governador Elmano de Freitas destacou mais um momento histórico para o Estado do Ceará que está consolidando o seu Hub de Hidrogênio Verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para o futuro.

Estiveram presentes na assinatura, os secretários Salmito Filho, do Desenvolvimento Econômico, e Roseane Medeiros, das Relações Internacionais; o presidente do CIPP, Hugo Figueirêdo, os vice-presidentes Rebeca Oliveira e Fabio Grandchamp, e o diretor comercial, André Magalhães; o vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, e o vice-presidente executivo de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, Elio Wolff; entre outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas também se se reuniu com executivos da Fortescue Metals Group, multinacional com a qual o Estado tem pré-contrato firmado. Na pauta, trataram de ações para avançar na produção de hidrogênio verde no Ceará. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) participou do momento.

Na agenda, ainda estavam previstas outras reuniões nesta terça-feira. Uma delas foi com executivos da Gasunie, empresa holandesa de energia e infraestrutura, que teve presença do vice-ministro de Política Climática e Energia da Holanda, Michel Heijdra, está confirmada. Elmano de Freitas ainda se reuniu com representantes da bp Alternative Energy.

Outra reunião será com o vice-prefeito de Roterdã, Robert Simons, que visitou o Ceará em março deste ano, quando conheceu o Complexo do Pecém.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, participou das reuniões e destacou que elas representam um avanço no potencial do Ceará em atrair investimentos em energias renováveis.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
plugins premium WordPress