Ex-prefeita Maria Luiza será agraciada com prêmio Carlota Pereira de Queirós na Câmara Federal, indicação de Luizianne Lins

Maria Luiza Fontenele, ex-prefeita de Fortaleza e ex-deputada federal, foi agraciada, nesta quarta-feira, 30/08, com o Diploma Carlota Pereira de Queirós, concedido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara. O nome de Maria Luiza ao prêmio foi uma indicação da deputada federal e também ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT/CE), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara. O diploma será entregue no próximo dia 25/10, em Brasília.

A premiação foi criada para valorizar e incentivar mulheres cujas ações contribuíram para o pleno exercício da cidadania, da defesa dos direitos da mulher e das questões de gênero Brasil.

Maria Luiza

Nascida em 27 de novembro de 1942, em Quixadá (CE), Maria Luiza Fontenele é professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi a primeira prefeita a ser eleita em uma capital do Brasil pelo PT. Começou a militar no movimento estudantil secundarista e universitário, e na juventude católica. Foi uma das fundadoras do Movimento Feminino pela Anistia aos perseguidos pelo regime militar no Ceará. Foi deputada estadual pelo antigo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), depois PMDB. Maria foi também uma das fundadoras da União de Mulheres Cearenses (UMC). Foi eleita prefeita de Fortaleza, em 1985, pelo PT. Já no Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleita deputada federal, em 1990. É fundadora do movimento Crítica Radical.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram