Foto: redes sociais

Sucesso

FestBerro se consagra como maior evento da história da região do Inhamuns

Durante seis dias milhares de pessoas compareceram ao Parque de Exposições no município de Tauá

O 16º FestBerro se encerrou na manhã deste domingo (26) e se consolidou como o maior evento da ovinocaprinocultura do Ceará. A feira aconteceu no município de Tauá, na Região dos Inhamuns. Durante seis dias, milhares de pessoas compareceram ao Parque de Exposições para conferir a exposição e concurso de animais, Vaquejada, Festival Gastronômico, Festival Cultural, Feira da Agricultura Familiar e a Feira da Mulher Empreendedora.

O Festival Cultural aconteceu na sexta-feira (24) e no sábado (25) e trouxe atrações nacionais: Nattan, À Vontade, Zezo, Limão com Mel, Mari Fernandez e Tarcísio do Acordeon. Mais de 20 mil pessoas compareceram. Todos os eventos do FestBerro foram gratuitos, inclusive os shows, e houve arrecadação de alimentos não perecíveis para o “Ceará sem Fome”. A exposição de animais teve a premiação do Ceará, R$ 160 mil, e os participantes receberam troféus. Na vaquejada, a premiação total foi de R$ 40 mil, divididos em quatro categorias.

Na última sexta-feira (24), o FestBerro contou com as presenças do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara; do secretário de Articulação Política, Waldemir Catanho; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira, e mais autoridades federais e estaduais.

“Minhas palavras são de gratidão. Foi a primeira vez que um ministro da Agricultura veio ao nosso município e esse é o momento de agradecer pelas ações para o desenvolvimento da agricultura. Isso inclui obras de abastecimento de água, maquinários recebidos e de acessos. O FestBerro foi a prova que o tauaenses sabe transpassar obstáculos e hoje é referência da ovinocaprinocultura para o Brasil”, comemorou a prefeita Patrícia Aguiar.

“Esse tipo de iniciativa da Prefeitura de Tauá ao realizar o FestBerro representa geração e distribuição de renda, a perspectiva de um futuro melhor. Estamos discutindo e vendo que essas políticas públicas estão trazendo melhores condições da vida. Em nome do governador Elmano, quero elogiar de público a iniciativa e que mais ideias assim apareçam e podem contar com nosso apoio”, assegurou o secretário da Articulação Política do Estado, Waldemir Catanho, durante sua presença no FestBerro.

O deputado federal Domingos Neto também destaca a importância do evento. “Nós vamos colocar o FestBerro no mapa de calendário de eventos nacionais da agricultura e a presença do ministro Carlos Fávaro no evento foi a prova de como o FestBerro é importante para a agropecuária do Brasil. Nós estamos projetando o FestBerro para outro patamar”, disse. “Por determinação de uma política pública voltada para a busca de tecnologia e para a garantia hídrica, Tauá é referência para a agropecuária. Durante sete dias, tivemos a maior festa da ovinocaprinocultura do Ceará. É Tauá dando exemplo para o Ceará e para o Brasil”, disse Domingos Filho, ex-vice-governador.

“O FestBerro só cresce em esplendor e gera emprego e renda para os Inhamuns. E agora estamos buscando a aprovação na Assembleia Legislativa do selo de qualidade da manta de carneiro dos Inhamuns”, destacou a deputada estadual Gabriella Aguiar, autora da lei que definiu Tauá como a capital cearense do carneiro.

O FestBerro foi uma realização da Prefeitura Municipal de Tauá, com o apoio institucional da Ascoci, e patrocínio da FAEC, SESI, SESC, FIEC, Sebrae, Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil, Ministério da Agricultura e Pecuária e Ministério do Turismo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram