(Foto: Daniel Calvet)

Reconhecimento

Fortaleza é destaque internacional em soluções para mortes no trânsito

Em 2022, a cidade alcançou o oitavo ano consecutivo de diminuição de acidentes fatais, contabilizando 158 óbitos nas vias da cidade

Nesta quarta-feira (15/11), a revista americana Forbes publicou matéria sobre o tema com o título “What Brazil has and hasn’t achieved on road safety” (em tradução livre “O que o Brasil conseguiu ou não alcançar em segurança viária”) e o destaque foi para as estratégias que a Capital tem adotado para a redução de mortes no trânsito.

Em 2022, a cidade alcançou o oitavo ano consecutivo de diminuição de acidentes fatais, contabilizando 158 óbitos nas vias da cidade. Esse número é 58% menor em relação ao do ano de 2014, no qual 377 perderam a vida. Desde então, 1.086 vidas foram salvas.

Segundo Dante Rosado, especialista entrevistado pela Forbes e gerente sênior de Programas de Segurança no Trânsito, da Vital Strategies, a readequação dos limites de velocidade nas vias é um dos principais pilares para a diminuição dos acidentes.

Em Fortaleza, atualmente, 59 pontos tiveram sua velocidade reduzida de 60 km/h para 50 km/h, totalizando 169 km de vias readequadas. Como resultado, um estudo desenvolvido pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) apontou uma redução de 68,1% na média de acidentes com mortes e 29,7% no índice de atropelamentos em avenidas contempladas pela política pública.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram