(Foto: Reprodução/G1)

Curiosidade

Gelo em árvores intriga moradores do Ceará

Os agricultores da região se questionam se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural

Por Camylla Evellyn

Uma situação inusitada impressionou moradores de Juazeiro do Norte, no Cariri. O aparecimento de uma substância branca, que pinga um líquido transparente, no alto de uma árvore, aguçou a curiosidade das pessoas, que acreditavam que os galhos da árvore tinham congelado. Isso acontece desde o início do mês de setembro, período quente no interior cearense.

Segundo moradores, quando amanhece, pinga dos galhos uma substância gelada. Durante o decorrer do dia, o líquido espumoso preenche os galhos da árvore e quando chega a noite elas se transformam em água. Os agricultores da região se questionam se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural.

Segundo o professor Lamartine Soares Cardoso de Oliveira, do Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, a responsável pela formação dessa espuma misteriosa, que possui aspecto de gelo, é uma cigarrinha da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia Bicincta. Essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.

O especialista acrescenta que essa espuma não causa nenhum dano à árvore e muito menos às pessoas. Não é necessário, por exemplo, cortar os galhos da planta.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram