Governo traça metas para tirar Brasil do mapa da fome

Por Camylla Evellyn

O Governo Federal quer articular um conjunto de ações e programas com o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome. O projeto, batizado de novo ‘Plano Brasil Sem Fome’, foi aprovado pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, que reúne 24 ministérios.

Ao todo, o plano integra um conjunto de 80 ações para alcançar cerca de 100 metas traçadas. “O primeiro eixo reúne ações de garantia de acesso à renda e elaboração de política pública de proteção social. O segundo eixo articula iniciativas que vão desde a produção até o consumo de alimentos adequados e saudáveis. E o terceiro eixo é de mobilização dos outros Poderes”, explica Valéria Burity, secretária Extraordinária de Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.

Pandemia

O Brasil havia saído do ‘Mapa da Fome’ da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, por meio de estratégias de segurança alimentar e nutricional executadas ao longo da década anterior, mas voltou a figurar no cenário nos anos seguintes, especialmente no período da pandemia de covid-19.

Dados do relatório do Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo, divulgado por cinco agências especializadas da ONU, apontam que um em cada dez brasileiros passou por situação de insegurança alimentar severa entre 2020 e 2022.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram