(Foto: KATIANA PENA_D'Kebrada)

Arte

Mostra Ciclos de Dança em Tabuleiro do Norte chega à 8ª edição

Atrações de quatro cidades estão na programação, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro com acesso gratuito e livre para público de todas as idades

Com uma tradição em dança que resultou no reconhecimento entre os profissionais dessa arte no estado do Ceará, a cidade de Tabuleiro do Norte atrai companhias e bailarinos para a VIII Mostra Ciclos de Dança, que acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro. A mostra volta à cena depois de um hiato de seis anos, período em que os artistas locais seguiram investindo na formação e na criação.

Com foco no estímulo à construção de intercâmbio entre artistas e grupos de diversas cidades cearenses, a Mostra Ciclos de Dança possibilita ampliação das experiências estéticas dos moradores de Tabuleiro do Norte, que desde a primeira edição unem forçar para captar recursos através de vendas de camisas, rifas, promoções, além de angariar pequenos patrocínios e contar trabalhos voluntários de membros e bailarinos da Cia Ciclos de Dança, num reflexos do envolvimento e comprometimento da população, por este considerado um dos projetos culturais de maior relevância do Vale do Jaguaribe.

PROGRAMAÇÃO

A 8ª edição da Mostra Ciclos de Dança começa no dia 24 (sexta-feira) com a bailarina, coreógrafa e performer Silvia Moura, de Fortaleza, apresentando “A cadeirinha e eu”, às 20h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Tabuleiro do Norte – Simsep.

No sábado, às 9h, Lairton Freitas conduz a oficina “Arte Educação: ensino da dança na escola”, na Academia Ciclos, voltada a professores da rede pública de ensino municipal.

No sábado à noite, a partir das 20h, a Mostra terá um palco na Praça do Gulas e cadeiras para cerca de 600 pessoas na plateia. Em cena, trabalhos coreográficos de atrações de Tabuleiro do Norte, Paracuru, Fortaleza e Quixadá. São eles: “A dança que me escolheu”, com Escola de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte); “Canto do povo de um lugar”, com Escola de Dança de Paracuru (Paracuru); “Temperados de Sol”, com Escola de Dança de Paracuru (Paracuru); “D’Kebrada – Memórias de um Território”, Instituto Katiana Pena (Fortaleza); “Muvuca”, Coletivo Muvuca (Fortaleza); e “Milagreiro”, com Cia Rastro (Quixadá). As apresentações são livres para público de todas as idades.

A VIII Mostra de Dança Ciclos é uma realização da Cia de Dança Ciclos, com a direção geral de Duaram Gomes. Patrocínio: Multi Cópias, Stampa, Romildo Motopeças, Açaizeiro, Zizi Moda Fashion, Box Alpha, Boca Cheia, Espaço Diva, Rádio e TV Nativa, Super Varejinho, Clênia Chaves, Cambado, Renata Vasconcelos, Lulu Tabuleiro, Lucieldo Sena, Sindicato dos Servidores Públicos e Municipais de Tabuleiro do Norte – Simsep, Secretaria de Cultura de Tabuleiro do Norte, Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte.

SERVIÇO

VIII Mostra Ciclos de Dança

Dias 24 e 25 de novembro de 2023 em Tabuleiro do Norte. Informações: FONE (88) 3424.1453. ciadedancaciclos@yahoo.com.br

Programação completa:

  • 24/11 (Sexta feira)
    20h – Apresentação
    “A cadeirinha e eu”, com Silvia Moura
    Local: SIMSEP (Rua Monsenhor Otávio Santiago, 486 – 8 de Setembro).
  • 25/11 (Sábado)
    9h – Oficina de Dança
    “Arte Educação: ensino da dança na escola”, com Lairton Freitas
    Local: Academia Ciclos

20h – Apresentações
“A dança que me escolheu”, com Escola de Dança Ciclos (Tabuleiro do Norte)
“Canto do povo de um lugar”, com Escola de Dança de Paracuru (Paracuru)
“Temperados de Sol”, com Escola de Dança de Paracuru (Paracuru)
“D’Kebrada – Memórias de um Território”, Instituto Katiana Pena (Fortaleza)
“Muvuca”, Coletivo Muvuca (Fortaleza)
“Milagreiro”, com Cia Rastro (Quixadá)
Local: Praça do Gulas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram