UNALE 2023 - Mesa Redonda Energias Renováveis - (Foto: Dário Gabriel)

Unale 2023

Parceria da Alece garante sustentabilidade na 26ª Conferência da Unale

Diversas iniciativas foram tomadas no evento, como a compostagem de resíduos orgânicos que terá o adubo doado para a agricultura familiar de Maranguape

A 26ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada esta semana, no Centro de Eventos do Ceará, tem a sustentabilidade como uma de suas marcas, fruto de um trabalho de articulação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental do Comitê de Responsabilidade Social da Casa.

A 26ª edição da Unale é um evento + sustentável, com apoio da Alece, adotando diversas práticas de impacto positivo com intenção de contribuir para o fomento de práticas de sustentabilidade adotadas pelo parlamento.

As iniciativas são patrocínio do Recicla Solar em parceria com a Verdear Eventos + Sustentáveis, na qual estão sendo implementadas ações como a gestão de resíduos sólidos, com inclusão da cooperativa de catadores de materiais recicláveis Raio de Sol, atuando em uma central de triagem e armazenamento de resíduos, montada para atender os 3 dias de evento. Todos os resíduos serão entregues a cooperativa.

O evento conta com coletores criativos com identificação instrutiva e uma equipe de educadores ambientais para engajar o público no descarte correto.

Destacam-se também ações como a compostagem de resíduos orgânicos, que terá o adubo doado para a agricultura familiar de Maranguape, óleo de cozinha transformado em sabão e upcycle de lonas e tecidos transformados em novos produtos, impactando a renda de mulheres empreendedoras no Ceará, além da reciclagem de bitucas de cigarro, que viram papel artesanal e renda para instituições beneficentes.

Um ponto alto das ações de sustentabilidade da Conferência da Unale Unale é o cálculo e a neutralização de toda pegada de carbono gerada pelo evento, através de reflorestamento com plantio de mudas nativas da Caatinga em parceria com a SETEG e Associação Caatinga. O evento ainda receberá um relatório de impacto socioambiental positivo para ser compartilhado com todos os participantes.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram