Saúde

Postos de Saúde de Caucaia registram mais de 600 mil atendimentos em 2023

A Atenção Primária é a porta de entrada para os cuidados com a saúde

“Eu, meus filhos e meus pais, que são dois velhinhos, somos muito bem atendidos no posto de saúde, principalmente no horário da noite, no terceiro turno. Ai de nós se não fosse o posto Paulo Pontes na nossa vida”, fala com a alegria e gratidão a D. Maria de Fátima, moradora do bairro Jurema. A Unidade é um dos nove equipamentos que foram reformados e ampliados nesta gestão e os atendimentos dela também fazem parte dos mais de 600 mil registrados em 2023 nos postos de saúde do município.

As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde) fazem parte da Atenção Primária à Saúde (APS), também conhecida como Atenção Básica, e são o primeiro contato que a população tem com os sistemas de saúde. Desta forma, fazer uma gestão que age da melhor maneira para prevenir doenças e realizar um diagnóstico eficiente e precoce é prioridade da Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os serviços realizados nas UAPS consistem em atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipertenso, diabético e gestante, aferição de sinais vitais; teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, curativos, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS, entre outros.

Camila Moreira, ressalta o trabalho da APS e dos colaboradores. “Este número só corrobora o compromisso, a agilidade e a responsabilidade desta gestão e de todos os colaboradores dos postos de saúde, que fazem tudo para providenciar um atendimento eficiente e acolhedor para todos os caucaienses”, afirma.

Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima a sua residência para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento dos profissionais. Os 46 postos de saúde do município atendem de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h.

Para melhorar ainda mais o acesso à saúde, todo último sábado do mês, a Prefeitura de Caucaia abre oito postos de saúde para serviços médico, de enfermagem, multiprofissional e vacinação. Ao todo, já foram registrados quase 65 mil atendimentos.

Saiba mais

A Atenção Primária é a porta de entrada para os cuidados com a saúde. Por isso, no Brasil, fazem parte delas as UAPSs, a Equipe de Saúde da Família (ESF) e o Equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (EMAPS), além dos agentes comunitários de saúde.

Já os demais níveis de atenção evoluem, de acordo com a complexidade de cada quadro. Por exemplo, a Atenção Secundária é voltada para o atendimento urgente, como o hospitalar e ambulatorial — compondo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel à Urgência (SAMU).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram