Foto: Divulgação

Destaque

Praia do Cumbuco recebe pela segunda vez reconhecimento internacional com a chancela Bandeira Azul

O município vem se destacando com ações efetivas que promovem o convívio saudável com o meio ambiente

A Praia do Cumbuco mantém o reconhecimento internacional Bandeira Azul. Pelo segundo ano consecutivo, o litoral caucaiense atendeu aos 34 critérios relacionados à qualidade da água, à gestão ambiental, à educação ambiental e à segurança. Nesta sexta-feira (27), o Instituto Ambientes em Rede (IAR) realizou a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul nas dependências da Marina Tedesco, em Balneário Camboriú (SC). O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo, esteve presente no evento.

Foi a segunda vez que a certificação ambiental foi concedida ao ponto turístico caucaiense, que segue como a única do estado com o reconhecimento ecológico. O anúncio oficial foi feito através do site do Instituto Ambientes em Rede (IAR) nesta terça-feira (26): https://bandeiraazul.org.br/temporada-2022-2023/.

“Temos feito um trabalho inédito em todo o nosso litoral, de promoção da preservação ambiental e também da fauna animal, que passa pela conscientização de moradores e turistas, limpeza e mais infraestrutura. Esse resultado comprova, por dois anos consecutivos, que estamos no caminho certo e o que gera ainda mais emprego e renda para os caucaienses”, comemora Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

Já Leandro Alves, presidente do IMAC, revela os aspectos técnicos desenvolvidos pela gestão a fim de garantir a segurança ecológica do litoral. “Os esforços são contínuos na melhoria da qualidade ambiental, e o resultado permanece: qualidade de balneabilidade excelente em todas. São os esforços de educação ambiental, melhores procedimentos no recolhimento do lixo, a conscientização dos nossos visitantes e cidadãos que contribuem para praias mais limpas e organizadas que, somados, têm gerado esses reconhecimentos”, disse.

O município vem se destacando com ações efetivas que promovem o convívio saudável com o meio ambiente. Entre elas, o monitoramento de ninhos de tartarugas, com licença concedida pelo ICMBio, o Caravana Ambiental, projeto de educação ambiental itinerante que tem atuado em parceria com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e o setor privado, ações diárias de limpeza da orla, revitalização do entorno das praias, além do trabalho de licenciamento, fiscalização e gestão do lixo.

*Saiba mais

O selo Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram