Foto: Leo Aversa/Divulgação/Os Transacionais/Divulgação

Diversão

Pré-Carnaval de Fortaleza, veja a programação

O sambista Paulinho da Viola se apresenta no sábado (20/01), às 21h, no palco do Aterrinho da Praia de Iracema

O segundo fim de semana de pré-Carnaval em Fortaleza traz como atração um dos grandes nomes da música brasileira. O sambista Paulinho da Viola se apresenta no sábado (20/01), às 21h, no palco do Aterrinho da Praia de Iracema, com show da turnê de 80 Anos.

Outras atrações pré-carnavalescas se apresentam de sexta-feira a domingo (19 a 21/01), de forma simultânea, em 10 polos da cidade, sendo dois deles a novidade deste ano: o Espigão do Náutico, com o projeto Pôr do Sol, e o Centro Cultural Belchior. Além desses, os foliões poderão se divertir nos oito polos já tradicionais da Cidade: Praça do Ferreira, Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas), Mocinha (Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro), Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público, Parque Rachel de Queiroz, Raimundo do Queijo e Benfica (Praça João Gentil).

Segundo fim de semana

Na sexta-feira (19/01), a partir das 17h30, Centro Cultural Belchior, Ricardo Barsotelli, Bloco Dragões do Ritmo e a Banda Couros e Metais abrem a programação. No Mercado dos Pinhões, também a partir das 18h, o Bloco Sambamor e Essas Mulheres conduzem a folia. Na Praça do Ferreira, às 18h, a banda Luxo da Aldeia e Gabi Nunes animam os foliões.

No sábado (20/01), às 16h, o Benfica recebe o Bloco A Turma do Mamão. Na sequência, DJ Thalu, banda Banzobeat, Alê Eloi e as Alencarinas, além da banda Nick Sol se apresentam ao público. No Aterrinho da Praia de Iracema acontece o tradicional cortejo das baterias de samba, iniciando às 16h30. A partir das 18h, a animação será ao som da DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico. Às 19h, a banda Os Transacionais sobe ao palco e, logo após, às 21h, o sambista Paulinho da Viola entra em cena com show da turnê de 80 Anos. O Bloco Bonde Batuque encerra a noite de festa.

Também no sábado, a partir das 17h, no Mercado dos Pinhões, DJ Adrian Brasil, Gilson Duty, Anderson Monteiro e a banda Fortaleza Folia integram as atrações do polo. Na Mocinha, a diversão começa às 18h com o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche. No Parque Rachel de Queiroz, a programação inicia às 18h com o Bloco do Zé Almir e continua ao som de Dedim Gouveia Jr.. A Praça do Ferreira terá as apresentações do Bloco Concentra Mas Não Sai e Bárbara Sena e Banda.

No domingo (21/01), o polo Raimundo do Queijo começa os trabalhos às 10h, com Samba Luiz da Viola, Fabiano Brandão e Samba de Odé. No Benfica, a diversão tem início às 12h30 com a Banda Quatorze Zeromeia. Em seguida, Afoxé Omôrisà Odé, DJ Gomes Smith, Paulo Maurício, Yane Caracas e Banda Brasilis animam o público. No Espigão do Náutico, o projeto Pôr do Sol inicia às 17h, com Pantico Rocha e Fervo Maresia. Em seguida, se apresenta Isabela Serpa.

Programação infantil

No domingo (21/01), a programação infantil no Passeio Público inicia às 9h e conta com as apresentações do Bloquinho da Aquarela e da Banda Dragaxé Raiz do Poço.

No Parque Rachel de Queiroz, a partir das 16h, a animação dos pequenos é comandada pela Charanga Tio Marcão Lindão e Banda e Lu Nunes.

Homenagem

Este ano, o Ciclo Carnavalesco homenageia o compositor, arquiteto e poeta brasileiro, Fausto Nilo, que completa 80 anos em 2024. Ao lado de nomes como Ivan Lins, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é um dos autores brasileiros com maior número de composições – cerca de 500 músicas.

Em sua parceria com o baiano Moraes Moreira, criou alguns dos maiores hinos do Carnaval, como “Chão da Praça”, “Bloco do Prazer” e “Eu Também Quero Beijar”.

Ao longo dos seus 50 anos de carreira, suas músicas foram registradas por artistas como Maria Bethânia, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Lulu Santos, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros. Uma trajetória que o coloca como um dos grandes nomes da música brasileira.

Como arquiteto, concebeu o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, com o também arquiteto cearense Delberg Ponce de Leon.

Programação do segundo fim de semana de Pré-Carnaval em Fortaleza

Sexta-feira (19/01)

Centro Cultural Belchior
17h30 – Ricardo Barsotelli
19h – Bloco Dragões do Ritmo
21h – Banda Couros e Metais

Mercado dos Pinhões
18h – Bloco Sambamor
20h40 – Essas Mulheres

Praça do Ferreira
18h – Luxo da Aldeia e Gabi Nunes

Sábado (20/01)

Benfica
16h – Bloco A Turma do Mamão
17h30 – Banda Banzobeat
19h – Alê Eloi e As Alencarinas
20h30 – Banda Nick Sol
DJ Thalu (intervalos)

Praia de Iracema
16h30 – Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila, Baqueta Clube de Ritmistas e Bonde Batuque
18h – DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico
19h – Os Transacionais
21h – Paulinho da Viola
22h30 – Bloco Bonde Batuque

Mercado dos Pinhões
17h – Gilson Duty
18h40 – Anderson Monteiro
20h20 – Banda Fortaleza Folia
DJ Adrian Brasil (intervalos)

Mocinha
18h – Num Ispaia Sinão Ienche

Rachel de Queiroz
18h – Bloco do Zé Almir
20h10 – Dedim Gouveia Jr.

Praça do Ferreira
18h – Concentra Mas Não Sai
20h10 – Bárbara Sena & Banda

Domingo (21/01)

Passeio Público
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
9h – Bloquinho da Aquarela
10h40 – Banda Dragaxé Raiz do Poço

Raimundo do Queijo
10h – Samba Luiz da Viola
12h20 – Fabiano Brandão
14h20 – Samba de Odé

Benfica
12h30 – Banda Quatorze Zeromeia
14h – Afoxé Omôrisà Odé
15h – DJ Gomes Smith
15h30 – Paulo Maurício
17h – Yane Caracas
18h30 – Banda Brasilis

Rachel de Queiroz
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
16h – Charanga Tio Marcão Lindão e Banda
18h10 – Lu Nunes

Espigão do Náutico
17h – Pantico Rocha e Fervo Maresia
19h10 – Isabela Serpa

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram