Positivo

Prefeito em exercício Gardel Rolim acompanha atendimentos no Frotinha da Parangaba

A unidade hospitalar da Rede Municipal de Saúde realizou mais de seis mil cirurgias somente em 2023

Uma das principais unidades de saúde da linha do cuidado traumatológico da Capital, o Hospital Distrital Maria José Barros de Oliveira (Frotinha da Parangaba) recebeu, na manhã desta quinta-feira (22/02), a visita do prefeito em exercício, Gardel Rolim. O gestor, junto à comitiva de técnicos da área da saúde, incluindo o titular da pasta, Galeno Taumaturgo, acompanhou os atendimentos de urgência e emergência realizados por cerca de 700 colaboradores.

“O Frotinha da Parangaba é um hospital de referência nesta região. É um local grande da cidade e tem um fluxo intenso aqui. Inclusive, pacientes do interior vêm para Fortaleza e acabam sendo atendidos aqui na Parangaba. Ele tem passado por reformas durante esse período, obviamente, precisam de outros ajustes ainda, mas ele tem um grande serviço prestado à cidade. É um hospital antigo, histórico, o doutor Galeno inclusive que hoje é secretário foi diretor desse hospital, conhece o modus operandi dessa rede e o prefeito Sarto entregou uma requalificação das enfermarias, o que foi um bom avanço, e a gestão vai buscar investir cada vez mais”, destacou Gardel Rolim.

O titular da Saúde, Galeno Taumaturgo, explicou que além das reformas pontuais de algumas salas, toda a parte antiga do equipamento também passará por uma requalificação. “Existe um projeto já pronto para esse hospital, o prefeito Sarto vai definir qual é o prazo, mas o projeto está pronto. Nós tivemos alguns ajustes nas enfermarias, mas ele precisa de uma reforma maior, mas já está no radar do prefeito fazer essa obra, como ele tem feito com as outras unidades, como Gonzaguinha de José Walter, o Gonzaguinha de Messejana e o Frotinha da Messejana, e vai chegar a vez desse hospital, para que eles sejam submetidos a uma ampliação para que possa entregar à população um hospital de melhor qualidade, principalmente no aspecto físico”.

Outra área visitada foi o centro cirúrgico, que recebeu expansão em 2020, dobrando a sua capacidade. Assim, por meio desta e de outras ações que otimizam as operações, somente esta unidade realizou, no ano de 2023, mais de seis mil cirurgias, entre geral e traumatológicas.

Além deste resultado positivo, os gestores avaliaram, durante a visita, outros indicadores do hospital. Em 2023, a unidade alcançou mais de 70 mil atendimentos de urgência e emergência. No mesmo período, foram aproximadamente 276 mil exames realizados e cerca de nove mil internações. Neste ano, os atendimentos já superam a marca de cinco mil.

Frotinha Parangaba

É um hospital de perfil secundário, porta aberta para atendimentos traumatológicos, clínica médica e cirurgia geral. Funciona para urgência e emergência 24 horas.

A unidade foi fundada em 1977 e, atualmente, após a criação do seu anexo, possui uma área de 5.707,93 m2. O hospital conta com 118 leitos, sendo: 14 clínicos; 18 cirúrgicos; 44 traumatológicos; quatro de recuperação; três de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e 35 de observação. Além disso, possui quatro salas cirúrgicas, duas salas de estabilização e seis consultórios.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram