Cidadania

Prefeitura de Caucaia lança projeto que fornece absorventes a alunas da rede municipal de ensino

Caucaia adquiriu 43.020 pacotes de absorvente íntimo feminino

Humanização: essa é a palavra que norteia a nova iniciativa educacional da Prefeitura de Caucaia. Através da Lei N° 3.398 de 2021, sancionada pelo prefeito Vitor Valim, o município passa a distribuir absorventes para alunas da rede municipal. Trata-se do Programa de Dignidade Menstrual.

O lançamento oficial do programa aconteceu nesta quinta-feira (14), na Escola ABA Tapeba, na Jandaiguaba, e contou com a presenças da primeira-dama do município, Juliana Valim, da secretária adjunta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Maricelia Damasceno, da secretária adjunta administrativa da pasta, Milena Maciel, da vereadora e presidente da comissão de educação da Câmara Municipal, Camila Cavalcante, além das estudantes e pais e mães de alunos.

“É um prazer estar aqui, principalmente para lançar um projeto tão importante para tantas adolescentes e jovens do nosso município que, a partir de hoje, poderão contar com a Prefeitura de Caucaia na garantia de sua dignidade, saúde e qualidade de vida. É mais uma prova concreta de que a gestão municipal tem um olhar humano para todos nós cidadãos caucaienses”, disse Juliana Valim, primeira dama do município.

Roberta Kelly, coordenadora na escola Aba Tapeba revela que inúmeras vezes já teve que atender alunas que procuraram a direção da escola para pedir ajuda com essa situação. Antes do projeto, as próprias funcionárias compravam absorventes para fornecer às alunas. Agora, todas poderão contar com o programa. “O acesso ao absorvente às vezes é complicado para algumas famílias. Ter o dinheiro para comprar. Esse projeto traz esse benefício”, comemora.

Opinião semelhante à de Josieli Mesquita, auxiliar de sala, “Eu achei o projeto muito bom. Ela ir pra escola preparada vai ser muito bom pra elas. Pra muitos é uma besteira, mas para quem não tem condição, isso vai ajudar bastante”, espera.

Caucaia adquiriu 43.020 pacotes de absorvente íntimo feminino, que serão distribuídos nas escolas da rede, como forma de promover a dignidade menstrual. Paralelo a isso, professores da disciplina de Ciências passaram por uma formação com um profissional da Secretaria de Saúde sobre o tema.

A partir desta segunda-feira (18), os produtos começam a ser distribuídos em todas as escolas do município.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram