Limpeza

Prefeitura de Fortaleza coleta 874 mil toneladas de resíduos sólidos de janeiro a julho deste ano

O montante é maior que o registrado no mesmo período do ano passado

A Prefeitura de Fortaleza coletou 874 mil toneladas de resíduos sólidos na Capital de janeiro a julho deste ano. O volume corresponde aos resíduos recolhidos pela coleta domiciliar, feita porta a porta, ao recolhimento em pontos de descarte irregular monitorados por toda a cidade e aos resíduos deixados nos Ecopontos de Fortaleza, instalados em todas as Regionais.

Desta forma, 383 mil toneladas foram coletadas pelo serviço domiciliar, enquanto outras 423 mil foram retiradas de vias públicas, canteiros centrais, terrenos e pontos inadequados para o descarte, de janeiro a julho deste ano. Além disso, os Ecopontos receberam 68 mil toneladas de materiais, resultando nas 874 mil toneladas de resíduos coletados pela Prefeitura, ao todo, no período.

O montante é maior que o registrado no mesmo intervalo do ano passado, quando foram coletadas 833 mil toneladas de resíduos, sendo 371 mil da coleta domiciliar, 394 mil da coleta especial urbana e 68 mil toneladas recebidas nos Ecopontos. Os dados revelam que a prática do descarte irregular ainda é uma realidade resistente no cotidiano de Fortaleza, uma vez que a quantidade retirada de pontos de lixo ainda supera o que é coletado pelo serviço regular, ofertado em toda a cidade e com diferentes modalidades para atender a variedade de espaços geográficos da Capital.

*Serviço de coleta
A coleta domiciliar regular ocorre todos os dias, de forma alternada. Nos bairros Centro e Beira-Mar, é realizada diariamente devido ao intenso fluxo dessas regiões, e, nos demais bairros, passa pelas ruas três vezes por semana, sempre às segundas, quartas e sextas, ou terças, quintas e sábados. O serviço é feito com auxílio de um caminhão compactador, mas, a depender do local, pode contar com micro coletores, moto garis ou garis comunitários.

É importante ressaltar que a prática do descarte de resíduos em locais irregulares é considerada infração grave. Segundo o art. 825 do Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), é infração grave “depositar resíduos sólidos, detritos, animais mortos, materiais de construção, entulhos, mobiliário usado, folhagem, materiais oriundos de poda, resíduos de limpeza de fossas, ou de poços absorventes, óleo, gordura, graxa, tintas ou qualquer material ou sobras na calçada ou leito de vias e logradouros públicos, praças, canteiros, jardins, ou em qualquer terreno”. Em casos de flagrantes, as multas variam de R$ 202,50 a R$ 32.400,00.

Ecopontos
Fortaleza também conta com 108 Ecopontos atualmente, instalados em todas as Regionais. Nesses equipamentos, a população pode descartar materiais de grande volume, além de itens recicláveis.

Das 68 mil toneladas de materiais devidamente descartados nos Ecopontos este ano, 393 toneladas são de itens recicláveis, sendo 237 toneladas de papelão, 76 toneladas de vidro, 28 toneladas de metal, 47 toneladas de plásticos e 4 toneladas de óleos e gorduras residuais.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
plugins premium WordPress