Divulgação

Prestígio

Tauá: ministro da Agricultura, presidente do BNB e autoridades federais e estaduais prestigiam quinto dia do FestBerro

O FestBerro fará parte do calendário nacional dos maiores eventos do Brasil

O quinto dia do FestBerro foi marcado pelas presenças do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara; do secretário de Articulação Política, Waldemir Catanho; do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jorge Oliveira, e mais autoridades federais e estaduais. O FestBerro é a maior feira agropecuária do Interior do Ceará, realizada no município de Tauá, na Região dos Inhamuns, e está na 16ª edição.

“Minhas palavras são de gratidão. Essa é primeira vez que um ministro da Agricultura vem ao nosso município e esse é o momento de agradecer pelas ações para o desenvolvimento da agricultura. Isso inclui obras de abastecimento de água, maquinários recebidos e de acesso. E hoje, estamos inaugurando o abatedouro de Tauá. Tenho certeza que em breve os nossos produtos da ovinocaprinocultura serão comercializados em todo Brasil”, comemorou a prefeita Patrícia Aguiar.

Em sua fala, o ministro Carlos Fávaro, destacou a capacidade da produção agropecuária e que os animais expostos no FestBerro demonstram o potencial da pecuária de Tauá e dos Inhamuns. “Aproveito e quero dizer neste momento que a emissão do Selo de Inspeção Federal (SIF) para o abates do matadouro e para os produtos produzidos na região é um compromisso do Ministério”, disse o ministro, emendando em seguida que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou um abraço para os tauaenses. O ex-governador e atual ministro da Educação, senador Camilo Santana, encaminhou um vídeo para parabenizar a prefeita Patrícia Aguiar pela realização do FestBerro e disse que em breve viria a Tauá para inaugurar obras.

“Esse tipo de iniciativa da Prefeitura de Tauá ao realizar o FestBerro representa geração e distribuição de renda, a perspectiva de um futuro melhor. Estamos discutindo e vendo que essas políticas públicas estão trazendo melhores condições da vida. Em nome do governador Elmano, quero elogiar de público a iniciativa e que mais ideias assim apareçam e podem contar com nosso apoio”, assegurou o secretário da Articulação Política do Estado, Waldemir Catanho.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou o Plano Safra e o avanço da agricultura nacional. “Vamos ter um avanço da agricultura desse país e o BNB é parceiro dos agricultores e da agricultura e o nosso desejo é intensificar as parcerias com estados e municípios”, disse. “Ações que buscam estimular o turismo, a geração de emprego e renda, e a capacitação de mão-de-obra, e isso encontramos em Tauá, terão sempre o nosso apoio”, garantiu o deputado federal e presidente da Fecomércio, Luiz Gastão.

Em seu discurso, o deputado federal Domingos Neto destacou a importância do FestBerro para a agropecuária de Tauá, dos Inhamuns e do Interior do Ceará. “Temos a melhor carne de carneiro do Ceará, tanto que uma lei da deputada Gabriella Aguiar foi aprovada e determina que Tauá é a capital cearense do carneiro. A presença do ministro Carlos Fávaro já prevê que o FestBerro fará parte do calendário nacional por ser um dos maiores eventos agropecuários do Brasil”, ressaltou Domingos Neto, que aproveitou para entregar aos convidados um isopor com os produtos da agropecuária tauaense.

Estiveram presentes também o ex-vice-governador Domingos Filho; os deputados estaduais Simão Pedro e Gabriella Aguiar; o presidente da Faec, Amílcar Silveira; o chefe de gabinete do Ministério das Relações Institucionais, Ricardo Back; o deputado federal Diego Coronel, e lideranças classistas e do setor agropecuário e centenas de tauaenses.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram