Por Camylla Evellyn
O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) registrou um aumento de 6.000% no número de denúncias e reclamações dirigidas à empresa 123 Milhas. Os consumidores relataram prejuízos de até R$ 95 mil devido à compra de novas passagens, além de problemas em hospedagens e compromissos já agendados.
O Ministério Público do Ceará notificou a empresa para esclarecer a falta de reembolso em dinheiro aos clientes que tiveram seus pacotes de viagens promocionais suspensos. Essas viagens estavam programadas para ocorrer entre os meses de setembro e dezembro de 2023.
Multa
A presidente do Procon Fortaleza, Eneylândia Rabelo, alertou que a empresa poderá ser multada em mais de R$ 16 milhões, caso não cumpra as normas de proteção ao consumidor. Ela enfatiza que produtos ou serviços promocionais possuem as mesmas garantias e conformidades estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
A 123 Milhas tem um prazo de 20 dias, a contar do dia 22 de agosto, para responder às reclamações.
O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) está disponível para receber reclamações ou denúncias de consumidores através do WhatsApp: 85 9 8685-6748, ou pelo e-mail deconce@mpce.com.br.
(Foto: Acervo Uai Turismo)