O longa brasileiro "Sou amor", dirigido por André Amparo e Criz Azzi, compete na Mostra Ibero-americana de Longa-metragem (Foto: Divulgacão)

Cultura

33º Cine Ceará começa neste sábado; confira programação gratuita

Festival Ibero-americano de Cinema acontece de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em Fortaleza, no Ceará

Curtas, longas, debate e homenagem marcam o primeiro dia do 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, neste sábado, 25, em Fortaleza. Com programação até o dia 1º de dezembro, mais de 80 filmes serão exibidos, entre produções cearenses, nacionais e de outros países. As três mostras competitivas – Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará – somam 43 filmes concorrendo ao troféu Mucuripe em categorias diversas; desse total, 21 têm diretoras mulheres, ou seja, mais de 48% dos filmes em competição.

Primeiro Dia

A programação deste sábado de abertura começa às 14h no Cinema do Dragão, com a exibição de quatro dos 15 curtas que competem na Mostra Olhar do Ceará. São eles: “Barra Nova” (Diego Maia. Animação. 12’. Ceará. 2022), “Camurupim” (Allan Matheus. Experimental. 12’. Ceará. 2022), “Encruzilhadas do som” (Edigar Martins. Documentário. 18’. Ceará. 2023) e “Todo mundo tem um anjo” (Neil Armstrong Rezende. Animação. 10’. Ceará. 2023). Às 16h, no mesmo local, será exibido “Os maluvidos” (Josenildo Nascimento e Gislandia Barros. Ficção. 73’. Ceará. 2022), um dos oito longas da Mostra Olhar do Ceará. Após as sessões acontecem debates mediados por Camilla Osório, curadora da mostra.

Solenidade de Abertura

Às 19h, no Cineteatro São Luiz, acontece a Solenidade de Abertura, com homenagem a duas personalidades do setor audiovisual, a jornalista e doutora em sociologia Bete Jaguaribe, diretora de Formação e Criação do Instituto Dragão do Mar (IDM) e da Escola Porto Iracema das Artes, e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o roteirista pernambucano George Moura, autor de séries de sucesso como “Onde Está Meu Coração”, “Amores Roubados” e “O Rebu”.

Na sequência, a Mostra A Cinemateca é Brasileira, iniciada no dia 14, termina com a exibição de um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro, o curta-metragem “Ilha das Flores” (1989), de Jorge Furtado. Na ocasião, estará presente a diretora-geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Mourão.

A programação de abertura do Cine Ceará no Cineteatro São Luiz termina com a exibição de “La mujer salvaje / A mulher selvagem” (Alan González. Ficção. 93’. Cuba. 2023), primeiro dos seis filmes que estão na Mostra Competitivas Ibero-americana de Longa-metragem desta edição.

Na Praça do Ferreira, em frente ao Cineteatro São Luiz, no Centro da capital cearense, o Cine Ceará realiza a Mostra Cinema na Praça, que, na noite de abertura, também às 19h, exibirá “Jeca Tatu” (Milton Amaral. Ficção. 95’. Brasil. 1959).

Ainda no sábado, começa a mostra paralela Cine Ceará no Itaú Cultural Play, realizada on-line pelo streaming do Itaú Cultural Play até o dia 10 de dezembro. Na plataforma serão exibidos alguns dos filmes da Mostra Olhar do Ceará desta edição do festival.

O Cine Ceará tem acesso gratuito à toda a programação. Informações sobre a retirada de ingressos estão disponíveis no site do festival: www.cineceara.com.

O QUE VER NO CINE CEARÁ

Mostra Ibero-americana de Longa-metragem;
Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem;
Mostra Olhar do Ceará;
Exibições Especiais;
Mostras Sociais;
A Cinemateca é Brasileira;
Canal Brasil 25 Anos;
Vitrine LGBTQIA+;
Cine Ceará no Itaú Cultural Play

COMO RETIRAR OS INGRESSOS

Cineteatro São Luiz – Os ingressos gratuitos para os filmes do 33º Cine Ceará que serão exibidos à noite no Cineteatro São Luiz serão disponibilizados na plataforma Sympla a partir das 12h do dia que antecede cada sessão. Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos por sessão.

Cinema do Dragão – Os ingressos serão disponibilizados na bilheteria física do Cinema do Dragão a partir das 13h, uma hora antes do início das sessões, que terão início às 14h.

Hotel Sonata de Iracema – Os debates sobre os filmes vão ocorrer sempre pela manhã, tendo como pauta os filmes das mostras exibidos na noite anterior. O acesso é por ordem de chegada e o espaço está sujeito à lotação.

Mostras Sociais – As mostras Melhor Idade, Acessibilidade, no Cinema do Dragão, e O Primeiro Filme A Gente Nunca Esquece, no Cineteatro São Luiz, são destinadas, prioritariamente, a associações que atendem os públicos específicos de cada uma delas. Havendo disponibilidade, o acesso é liberado ao público em geral, estando sujeito à lotação de cada espaço.

CURSO DE CUIDADOS JURÍDICOS PARA PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS

No site do Cine Ceará estão abertas as inscrições para o curso de Cuidados Jurídicos para Produções Audiovisuais, ministrado pelos advogados Thaís Sales e Diego Medeiros na Casa Amarela Eusélio Oliveira, entre os dias 27 e 30 de novembro, das 16h às 18h30. Com o objetivo de analisar a cadeia de direitos que permeia produções audiovisuais nas principais fases de um projeto, o curso é destinado a estudantes de cinema e audiovisual, produtoras e produtores audiovisuais, realizadoras e realizadores audiovisuais, programadoras de televisão e cinema, profissionais do mercado audiovisual. As inscrições seguem até 24 de novembro. O resultado será divulgado no dia 26/11.

O FESTIVAL

O 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, Apoio Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e do Canal Brasil, Apoio da Mob Telecom e parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, onde serão realizadas as exibições. Hotel oficial: Sonata de Iracema. Patrocínio: Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Banco do Nordeste, Cegás e Porto do Pecém. Patrocínio Vip: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio Master: Itaú.

SERVIÇO

33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema

De 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023 em Fortaleza, Ceará;
Site: www.cineceara.com; Instagram: @cineceara; Facebook: Festival Cine Ceará; E-mail: contatos@cineceara.com.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram