Uma nova lei aprovada pela Câmara Municipal proibi o uso dos estudantes aos aparelhos celulares nas unidades de ensino públicas e particulares.
A mensagem aprovada foi uma proposta do poder executivo, no qual o prefeito Ivo Gomes comemorou a aprovação dos vereadores.
“Passando pra compartilhar que a Câmara Municipal aprovou projeto de lei enviado por mim, proibindo o uso de celulares e outros equipamentos com telas pelas crianças nas escolas”, informou o prefeito, em publicação nas redes sociais. A única ressalva vai para “ações pedagógicas programadas”.
Segundo Ivo, a gestão acredita que a medida “diminuirá os riscos contra nossos estudantes e melhorará o ambiente escolar e o desempenho dos alunos”. O gestor confirmou que a lei será válida tanto para a rede pública como para a privada.
Os estudantes que optarem por levar seus celulares e outros dispositivos eletrônicos para as escolas deverão deixá-los desligados e guardados, sem a autorização para acessá-los durante o período das aulas.
A proibição inclui os intervalos entre as aulas, recreios e eventuais atividades extracurriculares.
O uso de dispositivos eletrônicos só será permitido em duas situações:
Quando houver necessidade pedagógica para utilização de conteúdos digitais ou ferramentas educacionais específicas;
Para alunos com deficiência que requerem auxílios tecnológicos específicos para participação efetiva nas atividades escolares, quando necessário.
Edição: Izolda Ribeiro