Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Federal deflagrou a operação Overclean, que tem como alvo um esquema de desvio de R$ 1,4 bilhão envolvendo contratos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A ação contou com a parceria da Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e apoio da Agência Americana de Investigações de Segurança Interna (HSI).
Entre os 17 mandados de prisão cumpridos está o do vereador Francisco Nascimento, primo do deputado Elmar Nascimento (União-BA).
As investigações indicam que Nascimento e outros envolvidos desviavam recursos públicos de emendas parlamentares e contratos do Dnocs para empresas e pessoas do esquema. O parlamentar Elmar Nascimento, que não é alvo da investigação.
Antes de ser preso, Nascimento tentou se desfazer de uma sacola de dinheiro em espécie, jogando-a pela janela de sua residência. Contudo, a Polícia Federal conseguiu apreender o valor, que ainda está sendo contabilizado. O vereador agora será questionado sobre a origem do montante e sobre por que mantinha tal quantia em casa, em vez de depositá-la em instituições bancárias.
Além do dinheiro encontrado com Nascimento, a PF apreendeu R$ 700 mil em espécie com outro dos alvos da operação, Flávio Henrique Lacerda Pimenta. O esquema investigado envolve o desvio de recursos públicos do Dnocs, autarquia federal responsável por projetos de combate à seca.
Edição: jornalista Izolda Ribeiro