O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Fernando Santana (PT), foi empossado, na manhã desta terça-feira (31/12), durante reunião híbrida da Mesa Diretora, como novo presidente da Casa. O parlamentar assume o lugar do deputado Evandro Leitão (PT), que apresentou renúncia do mandato para assumir, a partir do dia 1º de janeiro, a Prefeitura de Fortaleza.
O novo presidente da Casa agradeceu a confiança e parabenizou os parlamentares que foram empossados. “Pela segunda vez, tenho a oportunidade de assumir a Presidência da Casa. Agradeço a todos e me coloco à disposição do povo cearense e dos parlamentares”, disse. Fernando Santana enfatizou ainda o apoio do agora ex-presidente e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, e ressaltou as realizações do Parlamento cearense durante sua gestão.
Para o ex-presidente do Legislativo, o tempo dedicado à Alece foi de aprendizado e crescimento. “Encerro o ano e a passagem pela Casa muito feliz por tudo o que pude viver, aprender e entregar nesses 10 anos dedicados ao Parlamento. Obrigado a cada cearense que confiou em mim para representá-los na Casa do Povo e a cada colega, servidor e colaborador por tantas trocas e oportunidades”, assinalou Evandro.
MESA DIRETORA
Além de o deputado Fernando Santana assumir a Presidência da Casa, com a renúncia de Evandro Leitão, a composição da Mesa Diretora contará ainda com os deputados Osmar Baquit (PDT) na Primeira Vice-Presidência, Davi de Raimundão (MDB) na Segunda Vice-Presidência, Daniel Oliveira (MDB) como primeiro-secretário, Juliana Lucena (PT) como segunda-secretária, João Jaime (Progressistas) como terceiro-secretário e Emilia Pessoa (PSDB) como quarta-secretária.
BIÊNIO 2025-2026
Eleita para o biênio 2025-2026, a nova Mesa Diretora da Alece será presidida pelo deputado Romeu Aldigueri (PDT). O parlamentar comandará os trabalhos do Legislativo a partir de fevereiro do próximo ano.
Além de Aldigueri, a nova Mesa é formada pelos deputados Danniel Oliveira (MDB), como 1° vice-presidente; Larissa Gaspar (PT), 2ª vice-presidente; De Assis Diniz (PT), 1º secretário; Jeová Mota (PDT), 2° secretário; Felipe Mota (União), 3° secretário e João Jaime (Progressistas), como 4º secretário. Os deputados Luana Régia (Cidadania), Emilia Pessoa (PSDB) e David Durand (Republicanos) ocuparão, respectivamente, os postos de 1ª, 2ª e 3º suplentes.