Vereadores se reúne com professores de Fortaleza e acordam melhorias para a categoria

Parlamentares da Casa, liderados pelo presidente Leo Couto (PSB), e professores comandados pela presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), Ana Cristina dialogaram e chegaram a melhorias na mensagem sobre o reajuste salarial da categoria em diálogo realizado nesta terça-feira, 4, na Câmara de Fortaleza. A mensagem 002/2025, enviada ao Legislativo Municipal pelo prefeito Evandro Leitão (PT), concede reajuste salarial de 6,27% aos professores, assistentes de educação infantil e secretários escolares do Grupo de Apoio à Docência da rede municipal.

O presidente Leo Couto (PSB) enfatizou a relevância do diálogo com os professores e ressaltou que dará celeridade no processo de apreciação da mensagem para a sua aprovação. “É sempre importante dialogarmos com os autores das mensagens. Hoje é um dia importante. O prefeito mandou a mensagem do reajuste do piso dos professores, onde nós dialogamos com a classe. Nós vamos melhorar a mensagem, ouvindo sugestões e iremos propor algumas emendas e daremos celeridade, para que o mais rápido possível, essa mensagem seja apreciada pelos vereadores, votada e fique apta para que os professores sejam beneficiados”, afirmou o Presidente.

Leo Couto também explicou a tramitação da mensagem no Legislativo para que culmine com o benefício aprovado à categoria. “Agora a mensagem segue para as comissões, onde será lida na comissão conjunta e orçamento, volta para uma sessão extraordinária, que nós já convocamos, receberá as emendas, para que vá à redação final para ser aprovada. Faremos todos os esforços para que a mensagem seja apreciada, discutida e aprovada, esta semana”, informou.

Também presente na discussão, o secretário municipal da educação de Fortaleza, Idilvan Alencar reforçou o que foi alcançado de positivo para o projeto de Lei proposto na mensagem e afirmou seu compromisso nas melhorias aos professores. “Nós enviamos um projeto de lei e o papel do Parlamento é melhorar o projeto. Alcançamos três pontos positivos: secretário escolar agora faz parte do reajuste da Lei; o ajuste para 200 horas; e a redução de duas para uma tabela. Então tudo o que for a favor dos professores, nós apoiaremos”, disse o secretário.

Já a presidente do Sindiute, Ana Cristina, enalteceu a presença massiva dos professores na Câmara de Fortaleza e a satisfação pelas conquistas alcançadas pela categoria. “Foi importante a presença de toda a Categoria, aqui. Saímos daqui com o nosso piso, na referência inicial do nível médio, de carreira, garantindo a jornada de 200 e de 100 horas, e a inclusão dos secretários escolares nesse mesmo índice de reajuste”, comemorou a Sindicalista.

Além do presidente Leo Couto e da presidente do Sindiute, Ana Cristina, a reunião contou com a participação do secretário de educação de Fortaleza, Idilvan Alencar; do secretário de governo da Prefeitura de Fortaleza, Júnior Castro; da secretária de planejamento, orçamento e gestão de Fortaleza, Carolina Monteiro e vereadores de Fortaleza: professora Adriana Almeida (PT); Aguiar Toba (PRD); Bruno Mesquita (PSD); Mariana Lacerda (PT), Professor Enílson (Cidadania) e Aglaylson (PT).

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
plugins premium WordPress