O deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) esteve presente em um evento no município de Itapipoca nesta segunda-feira (3/11) ao lado do governador Elmano de Freitas (PT). Na oportunidade, o parlamentar declarou apoio à reeleição de Elmano.
Essa declaração de apoio de Moses Rodrigues (União Brasil) a Elmano de Freitas expôs uma clara divisão interna na federação União Progressista (União Brasil e Progressistas – PP) no Ceará.
O deputado Moses Rodrigues, um dos principais nomes do União Brasil no estado, afirmou publicamente que ele e sua ala irão apoiar a reeleição de Elmano de Freitas (PT), independentemente da posição oficial que a federação venha a tomar.
Ele próprio reconheceu que existe uma divisão na federação, com uma ala que deseja permanecer na oposição ao governo estadual.
A inclinação de Moses e de outros parlamentares garante que a maioria da bancada da federação no Ceará (cerca de 60%) estará, na prática, alinhada com o governo Elmano.
Essa divisão cria um cenário político peculiar e de “vitória parcial” para todos os lados:
Em resumo, o apoio de Moses Rodrigues é uma manobra que fortalece o governador Elmano no Legislativo, mas ao custo de fragmentar a federação União Progressista no Ceará, deixando-a dividida entre oposição e governo.
Essa afirmação de Moses vem dias antes da filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ao União Brasil. Possível candidato ao governo do Ceará, caso haja desistência de Ciro Gomes (PSDB).
								
											








