O conselheiro Vicente Aquino deixou nesta terça, dia 4, o conselho diretor da Anatel. Depois de um mandato de sete anos (Aquino entrou primeiro em complementação de mandato do ex-conselheiro Otávio Rodrigues e depois foi reconduzido para um mandato completo), Aquino teve uma longa trajetória na Anatel marcada por alguns episódios importantes.
Vicente Aquino atuou na Anatel por um período considerável, primeiro em complementação de mandato e depois em um mandato completo, sendo o decano (membro mais antigo) do colegiado. Seus principais legados e focos foram:
Foi uma voz forte na defesa da conectividade de escolas e na importância da internet como ferramenta de inclusão social, atuando ativamente no Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (GAPE).
Foi o conselheiro responsável por defender a inclusão da faixa regional de 5G no edital, o que abriu o mercado para que provedores de pequeno porte pudessem adquirir licenças.
Presidiu o Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (CDUST), com foco constante na pauta consumerista.
A cadeira de Vicente Aquino no Conselho Diretor será ocupada interinamente por Cristiana Camarate, até que o Governo Federal indique um nome e o Senado Federal o aprove.
Há indicativos de que Vicente Aquino deve seguir carreira na política em seu estado natal, o Ceará, com a possibilidade de iniciar uma pré-candidatura para deputado estadual.
Vicente Aquino encerrou sua passagem reforçando que, em cada decisão, buscou “servir à população e à conectividade do Brasil”.









