Eleições 2026

Chagas Vieira deixa o governo em abril com a possibilidade de uma candidatura

Renúncia de Chagas exigirá que o governador Elmano de Freitas encontre um sucessor com igual capacidade de trânsito entre os diferentes partidos da base aliada e habilidade técnica na gestão das secretarias

O secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, deve deixar o cargo no início de abril de 2026. O movimento atende ao prazo da Justiça Eleitoral para quem pretende disputar cargos eletivos no pleito de outubro. Embora ainda não tenha oficializado para qual cargo concorreria, o nome do jornalista e articulador político ganha força interna para uma disputa no Legislativo (Assembleia Legislativa ou Câmara Federal).
Homem de confiança do ministro Camilo Santana e peça-chave na gestão do governador Elmano de Freitas, Chagas Vieira retornou à Casa Civil em dezembro de 2024 para reforçar a articulação política do governo. Sua saída em abril é vista como estratégica para o grupo governista, que busca fortalecer seus quadros eleitorais após as vitórias nas capitais e no interior em 2024.

O desligamento de secretários em abril é um procedimento padrão, mas no caso de Chagas, a expectativa é maior devido ao seu papel de “supersecretário”. Entre as possibilidades discutidas nos bastidores estão: deputado federal, com o objetivo de reforçar a base cearense em Brasília e atuar próximo ao projeto nacional do PT e aliados. Deputado estadual para consolidar uma liderança direta na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Renúncia de Chagas exigirá que o governador Elmano de Freitas encontre um sucessor com igual capacidade de trânsito entre os diferentes partidos da base aliada e habilidade técnica na gestão das secretarias.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram