Eleições 2026

Camilo Santana descarta candidatura e reafirma apoio à reeleição de Elmano de Freitas

Em coletiva em Brasília, o Ministro da Educação anunciou sua saída da pasta, mas reafirmou compromisso com o atual governador do Ceará

O Ministro da Educação, Camilo Santana, encerrou meses de especulações sobre seu futuro político em uma entrevista coletiva concedida na capital federal. Ao anunciar sua saída do Ministério da Educação (MEC), Camilo foi enfático ao negar que pretenda disputar o Palácio da Abolição nas próximas eleições, confirmando que o atual governador, Elmano de Freitas, terá seu apoio integral para a reeleição.

A declaração de Camilo funciona como uma “vacina” contra rumores de divisões internas na base governista. Ao declarar abertamente que trabalhará pela candidatura de Elmano, o ministro busca estabilizar a coalizão e evitar o surgimento de candidaturas paralelas dentro do próprio grupo.

“Quero dizer claramente aqui que o meu candidato, que vou trabalhar, é Elmano de Freitas”, afirmou Camilo Santana.
A saída do MEC já era aguardada devido aos prazos de desincompatibilização eleitoral, caso o ministro pretenda disputar outros cargos (como o Senado ou a Presidência, embora o foco imediato pareça ser a coordenação política no Ceará). Sob sua gestão, o ministério focou em programas de alfabetização e na expansão do ensino em tempo integral, bandeiras que devem ser utilizadas durante a campanha.
Com a benção oficial de Camilo , que mantém altos índices de aprovação no estado, Elmano de Freitas ganha fôlego extra. A estratégia agora deve se concentrar em unificar partidos aliados em torno do nome do atual governador.
Utilizar as entregas do governo estadual em parceria com o governo federal.
A fala de Camilo em Brasília repercute imediatamente na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) e entre os prefeitos do interior, sinalizando que a liderança do grupo permanece coesa.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram