Divergências

Caminhada de Nikolas Ferreira termina com média de público de 18 mil pessoas em Brasília

A marcha de 240 km atraiu diversas figuras da direita que marcaram presença ou enviaram apoio

A manifestação “Acorda Brasil”, liderada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), encerrou-se neste domingo (25/01/2026) em Brasília, consolidando-se como um evento de forte carga simbólica para a oposição, apesar dos incidentes climáticos e das divergências sobre o público presente. A marcha de 240 km atraiu diversas figuras da direita que marcaram presença ou enviaram apoio.

A estimativa de 18.000 pessoas no momento de pico (por volta das 15h15) foi realizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP. Foram analisadas 24 fotos aéreas de alta resolução com o auxílio de inteligência artificial que identifica pontos individuais na multidão.
O estudo trabalha com 12% de erro, situando o público entre 15.800 e 20.100 participantes.
Organizadores e parlamentares aliados contestaram os dados, afirmando que o número real foi muito superior (citando até 100.000 pessoas), argumentando que o fluxo rotativo de manifestantes sob chuva dificulta a contagem por foto estática.
O evento foi marcado por um susto grave por volta das 13h na Praça do Cruzeiro. Um raio atingiu a área de concentração, resultando em: 89 atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros e SAMU no local, quarenta e sete hospitalizações (encaminhadas ao Hospital de Base e ao HRAN). Onze pessoas ficaram em estado mais grave inicialmente, apresentando queimaduras e alterações cardíacas (taquicardia). Até o momento, nove permanecem em observação e três seguem internadas com quadro estável.
Esteve presente o filho do presidente x-presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE), Magno Malta (PL-ES) e Michelle Bolsonaro. O discurso focou no pedido de anistia aos presos do 8 de janeiro, críticas diretas ao ministro Alexandre de Moraes e a defesa da elegibilidade de Jair Bolsonaro.
Nikolas Ferreira realizou o trecho final da caminhada usando um colete à prova de balas, alegando ameaças monitoradas pela Polícia Legislativa.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram