Foto: Renato Pizzutto/Band

Eleições 2026:;

FENAJ diz que debate da Band virou espetáculo de provocações e ataques

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e sindicatos filiados divulgaram nesta segunda-feira (19) nota de repúdio à condução do debate eleitoral promovido pela TV Bandeirantes no domingo (18/10).

No texto, a entidade afirma que o debate, que deveria ser um “espaço democrático de confronto de ideias, apresentação de propostas e esclarecimento dos eleitores, transformou-se em um espetáculo de provocações, bordões e ataques, em prejuízo da informação e interesse público”.

Segundo a FENAJ, o jornalismo “não pode ser refém da lógica do espetáculo, da audiência a qualquer preço ou das estratégias de candidatos que desprezam o diálogo democrático”.

A federação questiona a responsabilidade editorial da emissora, a fragilidade das regras e a ausência de mecanismos para garantir respostas objetivas. Para a entidade, “não basta oferecer tempo igual aos candidatos. É indispensável garantir informações relevantes, fundamentadas e passíveis de verificação”.

A nota também defende intervenção editorial diante de informações comprovadamente falsas e critica que temas como saúde, educação, emprego, renda, desigualdade, segurança, meio ambiente e direitos sociais tenham ficado em segundo plano em favor de “slogans e ataques pessoais” e “encenações destinadas à produção de cortes para as redes sociais”.

“Liberdade de expressão não significa liberdade para transformar um debate jornalístico em instrumento de manipulação. E pluralidade não significa conceder às mentiras o mesmo tratamento dispensado aos fatos”, diz o documento.

Ao final, a FENAJ defende que as emissoras revejam os modelos de debates e reafirma que “debate eleitoral não é entretenimento. Jornalismo não é espetáculo. Democracia não se constrói com mentiras”.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram