A reunião foi presidida pela vereadora Adriana Gerônimo (Psol) presidente da Comissão de Direitos Humanos.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania se reunião no Complexo das Comissões na tarde desta quinta-feira (26), com o objetivo de discutir a política de transporte público urbano no município de Fortaleza.
A presidente da Comissão, vereadora Adriana Gerônimo (Psol), reforçou as demandas que motivaram a reunião. Segundo ela, foram convidados a Etufor, AMC, a cooperativa de transportes, movimentos sociais, pessoas que moram conjuntos habitacionais, no sentido de debater a qualidade do serviço de transporte coletivo na cidade.
“Infelizmente antes da pandemia algumas frotas de ônibus foram reduzidas e não foram repostas. Algumas linhas de ônibus deixaram de existir e a gente tem aí uma série de demandas, sobretudo dos usuários de transporte coletivo sendo pautados aqui na Comissão de Direitos Humanos. Reivindicações como a questão do ar condicionado, demora do ônibus, enfim, trazemos aqui todas as demandas referentes ao transporte coletivo”, disse a presidente.
A vereadora também repercutiu acerca da nova configuração dos conjuntos habitacionais que, segundo declarou, há ausência de linha de ônibus nos conjuntos. “As pessoas foram retiradas dos seus antigos bairros e foram realocados distantes do centro e nesses novos conjuntos não tem linha de ônibus para todo mundo. Então viemos reivindicar isso para melhorar o serviço pra população”, contou Adriana.
Representando a ETUFOR, o diretor Técnico, Bonfim Bezerra, falou que veio para ouvir as demandas e elas serão apresentadas a equipe técnica para que seja analisada a viabilidade das demandas. “Nós estamos aqui representando a Etufor, ouvindo as demandas, mas não podemos nesse momento assumir compromisso, pois algumas demandas são feitas por uma esfera superior. No entanto, aquilo que couber a Etufor nós iremos sugerir, analisar e após estudo técnico tentar acatar. A Etufor mantém equipes constantemente analisando, realizando pesquisas e avaliações ligadas ao transporte de Fortaleza. Quando tem uma demanda sugerida a gente analisa e quando é possível atendemos”, informou o diretor técnico.
Dentre as demandas apresentadas na reunião estão: 👇
✔ Plano de ampliação da frota e das linhas de ônibus nas periferias e nos conjuntos habitacionais onde ocorre incidências de precariedade no transporte público;
✔ Cronograma sobre a implementação dos ônibus equipados com ar-condicionado nas periferias e nos conjuntos habitacionais;
✔ Desenvolvimento de um plano de regulamentação do trabalho, o cadastramento e o acesso ao passe livre para vendedores que realizam comércio ambulante de produtos e serviços dentro dos ônibus e em todos os terminais de ônibus de Fortaleza e para rimadores de poesia dos ônibus chamados ‘’Rimadores do busão’’;
✔ Apresentação do funcionamento da política pública que dispõe sobre a gratuidade para pessoas soropositivas no pagamento de tarifas do Sistema de Transporte Público de Fortaleza.
Como encaminhamento a vereadora Adriana conta que as demandas apresentadas pelas comunidades serão oficializadas junto aos órgãos de transporte da cidade e a partir daí será feito o acompanhamento da execução de mais frotas de ônibus na cidade. “A gente vai agora cobrar para que essas demandas saiam do papel e cobrar do executivo por mais investimentos no transporte público coletivo”, concluiu a vereadora.
Estiveram presentes a vereadora Adriana Gerônimo (Psol), o vereador Robério Sampaio (PSC), o diretor Técnico da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, Francisco Manoel Bonfim Bezerra de Carvalho; Supervisor da AMC, Marcos Farias; UNEFORT, Gabriel Nepomuceno; Brigadas Populares, Samuel Torquato; Cooptraps, Valdíria Praciano.