A Câmara Municipal de Fortaleza realizou na manhã desta sexta-feira, (7/6), o Fórum Municipal de Segurança Pública.
Um dos temas debatidos, foi “Desafios e Perspectivas da Segurança Pública na Visão do STF e STJ”, com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan.
O ministro Flávio Dino falou da participação de grupos criminosos na política. Ele ressaltou que as facções criminosas são sérias ameaças à democracia e que é necessário que o TSE deve adotar medidas rigorosas para evitar a inclusão desses grupos nas eleições deste ano.
Dino alertou para as famosas fake news durante o período eleitoral.
“As duas maiores preocupações são: garantir o voto livre do cidadão e, ao mesmo tempo, afastar as chamadas fake news. Antes, haviam os boatos e nós achávamos ruim. Agora, os boatos estão no celular. E se manipularem uma foto? manipularem uma fala? porque hoje há máquinas que imitam a voz humana com perfeição e o vereador, a vereadora passa por uma situação constrangedora faltando três dias para as eleições.. ele [candidato] vai perder todos os votos dele?. Então, essas são as duas principais questões: combater as chamadas fake news, as mentiras, os boatos e essa questão de proteger a liberdade do voto”, explicou.
O evento teve a participação de Flávio Sapori, Doutor em Sociologia e ex-secretário adjunto de Segurança Pública de Minas Gerais; Alberto Kopittker, Doutor em Políticas Públicas e Mestre Ciência Criminais.