O município de Tauá, na Região do Sertão dos Inhamuns, montou um estande na PEC Nordeste deste ano. No local, foram apresentados produtos agropecuários de Tauá, como frutas, lacticínios, pescado, mel de abelha, polpa de frutas, culinária local com degustação de carneiro. Além disso, foi demonstrado a evolução do setor agrícola tauaense obtido a partir do programa Agro Tauá Produtivo.
“Foi um excelente momento para a agropecuária de Tauá mostrar sua força na maior feira do área do Nordeste. Os visitantes de vários locais do Ceará e do Brasil puderam conhecer o nosso potencial tanto na criação de rebanhos caprinos, ovinos e bovinos, bem como o pescado e a fruticultura que desenvolvemos em Tauá”, disse a prefeita Patrícia Aguiar.
A deputada estadual Gabriella Aguiar, autora da lei que definiu Tauá como a Capital Cearense do Carneiro, em sua palestra para as mulheres do agronegócio realizada durante a PEC Nordeste, destacou a importância do incentivo à produção e a participação feminina no setor. “Minha base política vem do Interior e conheço as potencialidades e as necessidades do campo. Nesse contexto, a mulher tem ganhado espaço no agronegócio, um setor tradicionalmente dominado por homens. Essa participação se dá em diversas áreas, incluindo a gestão de propriedades, a liderança de cooperativas e associações, a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias agrícolas, e na implementação de práticas sustentáveis”, explicou a deputada.
O deputado federal Domingos Neto também esteve no estande de Tauá e destacou a importância de apresentar para o Brasil a força do agro que vem do Interior do Ceará. “O agronegócio mais está somente nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o tamanho da PEC Nordeste mostra a força do setor na Região. E Tauá mostra o seu talento para todos que visitam a PEC Nordeste”, disse Domingos Neto.
A 27ª edição da PEC Nordeste aconteceu no período de 6 a 8 de junho no Centro de Eventos do Ceará.