Serviços

Antônio Bezerra recebe 3ª edição do Prefeitura ‘Chega Junto’ no próximo sábado

A ação tem como objetivos aproximar os serviços da população e descentralizar os atendimentos do Município

No próximo sábado (18/05), o Prefeitura Chega Junto terá sua terceira edição promovida no bairro Antônio Bezerra. Durante a manhã, das 8h30 às 12h, a população vai poder contar com uma programação especial na Areninha do Antônio Bezerra, envolvendo a oferta de serviços municipais diversos, como vacinação, atendimentos para pets, oportunidades de capacitação, emissão de documentos, entre outras iniciativas. A ação tem como objetivos aproximar os serviços da população e descentralizar os atendimentos do Município.

A primeira edição do programa foi realizada no dia 4 de maio, no Conjunto Esperança, e registrou mais de 2 mil atendimentos, marcando o início do projeto que pretende expandir para diversas áreas da Cidade. Já a segunda edição foi na Messejana, no último sábado (11/05), com mais de 1,5 mil atendimentos realizados diretamente na Areninha do Murilão.

Fortaleza Limpa

Quem comparecer ao evento vai poder contar com o Ecoponto itinerante, que promoverá troca de ideias com a população sobre o descarte correto do lixo, informações sobre os equipamentos para manejo de resíduos sólidos disponibilizados pela Prefeitura, distribuição de mudas e adubos, gibis e jogos educativos.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferece os serviços de solicitação de cartões de transporte ao público. Entre os serviços disponíveis, haverá a emissão de Bilhete Único, para usufruir do benefício da integração no transporte, Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente, solicitação de 1ª e 2ª via da carteira estudantil, 1ª e 2ª via de Bilhetinho (gratuidade infantil para crianças até 7 anos ou 1,10 m).

Entre as gratuidades no transporte, também haverá a emissão do Cartão do Idoso, além de solicitação de 1ª via e orientação sobre o cartão gratuidade para pessoas com deficiência, voltado para pessoas enquadradas no perfil socioeconômico. Todos os atendimentos da Etufor serão ampliados devido à alta demanda.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ofertará diversos serviços, desde vacinação até ações de conscientização e apoio social. Estarão disponíveis a verificação de pressão arterial, educação em saúde bucal com distribuição de escovas e rastreamento de câncer bucal, e também uma ação educativa com abordagem educacional com o público e exposição sobre o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Agypti. Serão ofertados ainda vacinação contra raiva animal, teste de leishmaniose canina e para diagnóstico de calazar.

Durante o evento, será realizada a divulgação do App Mais Saúde e do Tuk Tuk dos Remédios, facilitando o acesso a informações e serviços de saúde para todos.

Direitos Humanos e Desenvolvimento Social

A Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) vai oferecer atendimentos de Cadastro Único, orientações sobre serviços de proteção à mulher, solicitação de Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), informações sobre o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra e direitos das pessoas LGBTQIA+. Confira a documentação necessária:

Cadastro Único: inscrição e atualização de cadastro de famílias de baixa renda para acesso a programas sociais, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Auxílio Gás, entre outros. Confira a documentação necessária.

Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) estará com um estande do Sine Municipal voltado para o atendimento aos trabalhadores que desejam uma oportunidade no mercado de trabalho. No local, será possível conferir as vagas de emprego disponíveis, se cadastrar no sistema, tirar dúvidas sobre a elaboração de um currículo, dentre outras atividades.

Haverá também um espaço dedicado ao Programa Nossas Guerreiras, no qual os técnicos da secretaria irão tirar dúvidas sobre as iniciativas, realizar cadastros, e repassar encaminhamentos para quem deseja participar da iniciativa.

Unidades do Projeto Meu Carrinho Empreendedor também participarão do evento.

Controladoria e Ouvidoria Geral

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza estará com uma equipe ofertando o serviço de ouvidoria à população, onde poderá ser registrado manifestações relacionadas a sugestões, pedidos de informação, elogio, denúncia ou reclamação.

O atendimento de ouvidoria também acontece por meio do serviço de Ouvidoria Digital, pelo e-mail ouvidoriageral.cgm@cgm.fortaleza.ce.gov.br ou pelo número (85) 9 8814.4478 (ligação ou WhatsApp). Caso o cidadão deseje registrar sua manifestação pessoalmente, basta ir até a sede da CGM (Av. Dom Luis, 807 – 7º andar – Aldeota) ou procurar as ouvidorias setoriais localizadas em todas as secretarias e órgãos da administração municipal, além do serviço da central 156.

Serviço aos Pets

A Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), participa da ação com a realização de consultas clínicas, vacinas anti-rábicas e distribuição de cartilhas educativas e brindes.

Mobilidade

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) emitirá as credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência, um dos serviços mais requisitados pelo público. Para obter o documento, os interessados devem cumprir os requisitos exigidos como ter mais de 60 anos e comprovar a deficiência.

Para se credenciar, a pessoa com deficiência deverá apresentar os seguintes documentos: laudo ou atestado médico; RG, CPF e comprovante de residência. Os idosos precisam dos mesmos documentos, com exceção do laudo médico.

Procon

Os serviços do Procon estarão disponíveis para a população com orientação jurídica sobre as relações de consumo, além de abertura de reclamação e distribuição de material educativo. A ideia é resolver problemas que envolvam compra de produtos ou contratação de serviços, levando o direito do consumidor para mais próximo do cidadão.

O Procon ressalta que, para registrar uma reclamação, é preciso estar em mãos com cópia de documentos que comprovem a compra de algum produto ou a aquisição de algum serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas, bem como a cópia de documentação pessoal (RG, CPF ou CNH). Também é imprescindível o comprovante de endereço na capital, já que o Procon atende a consumidores residentes em Fortaleza.

O telefone do Procon Fortaleza para denúncias e informações é o 151.

Serviço
Prefeitura Chega Junto – 3ª edição
Data: 18/05 (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Local: Areninha do Antônio Bezerra (Rua Hugo Victor, 509 – Antônio Bezerra)

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