Assembleia Legislativa ilumina fachada em alusão à campanha Setembro Amarelo

A fachada do Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), foi iluminada, nesta sexta-feira (01/09), em alusão à campanha Setembro Amarelo, que procura conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, destaca a importância da iluminação para conscientizar as pessoas sobre o tema. “Nesta sexta-feira, a Alece ganha iluminação amarela em alusão a esse grande movimento em favor da vida. Por todo o mês de setembro, teremos uma grande programação a fim de espalhar a palavra do cuidado, do acolhimento e da importância de se falar abertamente sobre a saúde mental”, ressalta.

A campanha foi aberta na Alece na manhã desta sexta-feira. Durante o mês de setembro, a Alece, por meio da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), realiza uma série de atividades referentes ao Setembro Amarelo.

O presidente Evandro Leitão assinala que a criação do Núcleo de Saúde Mental contribuiu para a ampliar políticas públicas de combate ao suicídio e aos demais problemas de saúde mental, oferecendo ainda o suporte necessário para que as pessoas pudessem receber os cuidados necessários nos momentos de dificuldade.

“A ideia de se criar um Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa surgiu em 2019, a partir da criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate ao Suicídio. Sua atuação era voltada à sensibilização da população para a saúde mental e para a importância da prevenção e procura por atendimento especializado”, explica.Hoje, “esse Núcleo se transformou em uma Célula dentro do Comitê de Responsabilidade Social, que é a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, que passou a cuidar da saúde dos servidores da Alece, comunidades do entorno e demandas espontâneas”, reforça o chefe do legislativo cearense.

SETEMBRO AMARELO

A campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio teve início em 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria, e o período contempla o dia 10 de setembro, alusivo ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

PROGRAMAÇÃO NA ALECE

06/09: Blitz informativa

Horário: 9h

Local: Sede da Alece – cruzamento da Avenida Pontes Vieira com a rua Barbosa de Freitas.

06/09 a 29/09: Grupo de Exercício Sistêmico

Horário: quartas-feiras às 15h e quintas-feiras às 10h.

Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas – Segundo andar do anexo III da Alece.

10/09: Dia Nacional da Prevenção ao Suicídio – Caminhada

Horário: 16h30

Local: Beira-Mar de Fortaleza – Concentração no cruzamento da Av. Rui Barbosa com Av. Beira-Mar

13/09 a 30/09 – Setembro Amarelo itinerante

A Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas visitará escolas da rede pública realizando a Oficina Despertar.

18/09 e 20/09 – Roda de Conversa “Todos juntos pela Vida” Valorização da vida no Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), Prosa e Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS)

Data e Horário: 18/09 – 9h (Prosa) e 14h (Sapi) / 20/09 – 10h (DSAS)

Local: Auditório Dra. Lucila Bomfim – anexo III da Alece

23/09: Alcance – Informações para os jovens em preparação ao ENEM

Horário: 7h.

Local: Alcance – Auditório do anexo II.

28/09: Cine Alece

Horário: 8h

Local: Auditório Murilo Aguiar

Edição: Lusiana Freire

Evandro Leitão

WhatsApp
Facebook
X
Telegram