Controlado

bebês em incubadoras e gestantes são retirados após incêndio hospital de Fortaleza

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Corpo de Bombeiros informaram que não houve feridos

Um incêndio atingiu a subestação de energia elétrica do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), no Centro de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira, 13 de novembro de 2025. Na ocasião, bebês recém-nascidos e mulheres gestantes foram retiradas do local. Esses pacientes foram levados para o canteiro da avenida.

Subestação de energia, localizada na área externa (docas), não atinge diretamente as áreas assistenciais do hospital.

O fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e pela concessionária de energia (Enel).

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e o Corpo de Bombeiros informaram que não houve feridos.

Como medida de extrema precaução e devido à fumaça e ao desligamento da energia, um plano de contingência foi acionado para a transferência de pacientes.

Pacientes, incluindo bebês em incubadoras e gestantes de alto risco, foram retirados às pressas por profissionais de saúde, voluntários e populares.

Pelo menos 15 pacientes foram transferidos inicialmente para outras unidades e cerca de 40 transferências de pacientes de médio risco estavam previstas.

A concessionária de energia desligou a energia da unidade e forneceu geradores de apoio.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), determinou que as causas do incêndio sejam rigorosamente apuradas. O Ministério Público do Ceará (MPCE) também requisitou à Sesa que apresente, em 48 horas, o plano de contingenciamento e as medidas emergenciais para garantir a continuidade do atendimento aos pacientes e o reparo dos danos.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram
plugins premium WordPress