(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Aliança

Brasil e França devem retomar parcerias

Macron deve fazer sua primeira visita oficial ao Brasil no primeiro semestre de 2024

Por Camylla Evellyn

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve em reunião, neste domingo (10/09), com o presidente da França, Emmanuel Macron. O momento foi marcado por uma nova parceria para a área da Cultura.

Brasil e França pretendem reeditar, em 2025, uma parceria para levar representantes da cultura brasileira ao país europeu e destaques artísticos franceses para apresentações no Brasil.

Lula reforçou o convite a Macron para que faça sua primeira visita oficial ao Brasil e ouviu do europeu que há previsão de que essa oportunidade ocorra no primeiro semestre de 2024. O encontro foi realizado em Nova Delhi, na Índia, na Cúpula de chefes de Estado e de Governo do G20.

Histórico

Brasil e França firmaram uma parceria estratégica em 2006 para promover o diálogo político e as relações econômico-comerciais. Os dois países possuem ainda cooperação nas áreas de Defesa, Espaço, Energia Nuclear, Desenvolvimento Sustentável e Educação. A parceria ainda contempla os temas migratórios e transfronteiriços.

Além de desenvolverem projetos em conjunto, são expressivas tanto a presença de brasileiros vivendo em solo francês como a atuação de empresas francesas no Brasil. Segundo o Itamaraty, cerca de 90 mil brasileiros vivem na França metropolitana e outros 82,5 mil na Guiana Francesa, somando cerca de 172,5 mil.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram