Divulgação

Desenvolvimento

Caucaia é destaque em ranking de melhores cidades para se investir em indústria e educação em 2023

O município se posicionou à frente de importantes cidades como Florianópolis (25º)

Caucaia coleciona resultados positivos na economia, com destaque nacional, desta vez no ranking “As melhores cidades para fazer negócios do Brasil de 2023”. A lista foi elaborada pela consultoria Urban Systems e publicada nesta quinta-feira (07), com exclusividade pela revista Exame. O município da região metropolitana de Fortaleza ficou na 17º posição na categoria Indústria, e em 22º na categoria Educação.

Para o ranking dedicado à Educação, o estudo levou em conta a análise de 12 indicadores. Entre eles: Matrícula na Educação Básica (total), onde foi observado um aumento entre 2021 e 2022; Matrícula na Educação Básica (Privada), onde também houve incremento positivo no mesmo período; entre outros. O município se posicionou à frente de importantes cidades como Florianópolis (25º), Uberlândia (31º), e das capitais de estado Teresina (42º) e Porto Alegre (43º).

Já na categoria Indústria, Caucaia ficou à frente de municípios como Sobral (25º), Maranguape (44º), e da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte (81º). Para este quesito, foram avaliados pontos como: Empregos no Setor Industrial; Estabelecimentos Industriais; Exportação Industrial e Distância ao Porto de Exportação mais próximo, quesito que Caucaia se destaca por sediar parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com destaque para a Zona de Processamento de Exportação 2 (ZPE), em território cem por cento caucaiense.

O estudo compilou dados de fontes como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), entre outras.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram