Oportunidade

Caucaia foi a segunda cidade que mais gerou empresas em 2023

O resultado reflete uma série de iniciativas da gestão municipal

Ao abrir uma nova empresa, um empresário deve levar em conta uma série de pontos a fim de garantir o sucesso e a sustentabilidade do novo empreendimento. Além de aspectos técnicos, como demanda de mercado, análise da concorrência e tendências econômicas, quesitos como regulamentos e licenças e infraestrutura e recursos, indicadores que envolvem o poder público local, também devem ser levados em conta.

Levando isso em consideração, o município de Caucaia foi a escolha de quase 4 mil empreendedores em 2023. A cidade ficou em segundo lugar no ranking divulgado pela Junta Comercial do Ceará (Jucec). O município ficou atrás apenas da capital do Estado, Fortaleza, com 52.749 registros.

O resultado reflete uma série de iniciativas da gestão municipal, no fomento em novos negócios, capacitação de empreendedores, e também em mudanças estruturais nos procedimentos de abertura de novas empresas, como a adesão ao Programa Empresa Mais Simples, em parceria com a Jucec.

Projetos como Caucaia Empreendedora e o Prosperar, que formou mais de 14 mil pessoas em diversas áreas de atuação, são destaque para Izabel Calado, secretária executiva de Trabalho de Caucaia. “O município de Caucaia nesta gestão teve foco na capacitação técnica e de gestão dos microempreendedores, além de intermediar a possibilidade de microcrédito, favorecendo a abertura de novos negócios e o crescimento dos atuais. O Cateq tem tornado possível o sonho de centenas de caucaienses de transformação sócio econômica através de projetos como o Caucaia Empreendedora e o Prosperar”, ressaltou.

Mais empregos

Em Fevereiro de 2021 e em Junho de 2023, a Prefeitura de Caucaia já havia se destacado positivamente na geração de empregos no município. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Caucaia foi o terceiro município que mais gerou empregos formais em 2021 no estado do Ceará. No ano passado, de acordo com o Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), em abril, Caucaia teve um saldo positivo de 236 empregos, sendo o segundo município que mais gerou emprego no Ceará naquele mês.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram