Oportunidade

Caucaia sai na frente e investe em empreendedorismo de inovação

A iniciativa da Prefeitura de Caucaia visa fomentar e dar consultoria para empreendedores com ideias inovadoras, voltada para a área de digital e tecnologia

O auditório do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) abrigou, nesta quinta-feira (07), a primeira reunião de alinhamento para o lançamento do Hub Caucaia Valley. A iniciativa da Prefeitura de Caucaia visa fomentar e dar consultoria para empreendedores com ideias inovadoras, voltada para a área de digital e tecnologia.

Estiveram presentes, além da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), Natécia Campos, a secretária executiva de Trabalho, Izabel Calado, o secretário executivo de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM) , David Pizol, representantes da secretaria de Turismo, e profissionais do IEL, parceiro da prefeitura neste projeto.

“Desde que foi iniciada a gestão do prefeito Vitor Valim, a secretaria de Trabalho foi transformada em um outro ambiente. Não somos mais apenas aquele local que operacionaliza as vagas em rede com o SINE. Hoje nós oferecemos oficinas, realizamos consultorias, capacitações variadas, unidas a linhas de crédito para micro e pequenos empreendedores, e agora damos mais um passo. O Hub Caucaia Valley vem a reboque de uma certeza: o caucaiense pode ainda mais”, disse Natécia Campos, titular da SDST.

Um parceiro importante na implementação desse novo modelo de acompanhamento profissional no município é o IEL. O órgão foi convidado para prestar consultoria aos micro e pequenos empresários que quiserem submeter suas ideias ao Hub, e assim ter acesso ao acompanhamento especializado. “O IEL foi contratado para, junto com o CATEQ, implementar o ambiente de inovação do município de Caucaia, que é uma tendência mundial, mas que está sempre vinculada à iniciativa privada. A Prefeitura de Caucaia sai na frente porque, no estado do Ceará, é uma iniciativa pioneira”, disse Fábio Braga, especialista em inovação do IEL/Ceará.

Atualmente, a SDST segue em fase de implementação do projeto. Uma das frentes de trabalho é o desenvolvimento de um projeto de lei específico, que vai instituir a Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Caucaia. “Esse é mais um legado que vamos iniciar, promovendo a inclusão tecnológica e social, o bem-estar e a cidadania, além da cultura da inovação no nosso município”, finaliza Natércia Campos.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram