(Foto: REUTERS/Bernadett Szabo)

Panorama

Com conflito em Israel, como está a guerra entre Ucrânia e Rússia?

O número de mortos na guerra da Ucrânia chegou a cerca de 190 mil, de acordo com uma reportagem publicada pelo "New York Times", em agosto de 2023

Por Camylla Evellyn

O conflito em Israel após o ataque do grupo Hamas já se encontra no 11° dia. Em meio a esse novo caos, o mundo se pergunta: “e os rumos da guerra entre Rússia e Ucrânia?”

O avanço das forças de Vladimir Putin no leste da Ucrânia, que segundo os Estados Unidos configuram uma nova ofensiva da guerra, ameaçam toda a linha defensiva na região com um colapso que pode implodir de vez a contraofensiva que Kiev iniciou em junho.

O general Oleksandr Sirskii, chefe das forças terrestres ucranianas disse neste sábado (14/10) como analisa o momento. “A situação piorou significativamente na região”.

Na véspera, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional americano, John Kirby, disse que os russos retomaram de vez a iniciativa na invasão iniciada em fevereiro de 2022.

Saldo

A situação começou a se configurar nesta semana, quando ficou claro o novo esforço russo contra a cidade de Avdiika, que desde 2014 estabelecia o ponto de contato entre Kiev e as forças separatistas pró-Moscou que começaram uma guerra civil estimuladas por Putin para evitar que a Ucrânia, cujo presidente simpático ao Kremlin havia sido derrubado, ingressasse na esfera europeia.

O número de mortos na guerra da Ucrânia chegou a cerca de 190 mil, de acordo com uma reportagem publicada pelo “New York Times”, em agosto de 2023. As estimativas foram feitas por oficiais das Forças Armadas dos Estados Unidos.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram