Cuidados

Deputada Gabriella Aguiar propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental

A deputada destaca ainda que a instalação da Frente Parlamentar de Saúde Mental é uma resposta necessária e justificável à crescente crise de saúde mental no Brasil

A deputada estadual Gabriella Aguiar defendeu nesta quinta-feira (22) a instalação da Frente Parlamentar da Saúde Mental na Assembleia Legislativa. Para justificar a proposta, a deputada destacou os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade e depressão, totalizado quase 19 milhões de pessoas com essas condições. Entre os adolescentes, esse percentual chega a 30%.

“Essa realidade exige medidas e ações da sociedade e do Poder Público e eu acredito que a Assembleia Legislativa pode ser o braço de apoio para a sociedade no sentido de prevenir, tratar, trabalhar e debater sobre a saúde mental. E desde já agradeço aos 18 parlamentares que subscreveram a nossa proposta para a criação dessa frente parlamentar”, disse Gabriella.

A deputada destaca ainda que a instalação da Frente Parlamentar de Saúde Mental é uma resposta necessária e justificável à crescente crise de saúde mental no Brasil. “Ela desempenhará um papel vital na promoção do bem-estar da população, na redução do estigma, na formulação de políticas eficazes e na garantia de acesso aos serviços de saúde mental”, completa Gabriella.

O requerimento da deputada foi subscrito pelos seguintes parlamentares: Guilherme Bismarck, Guilherme Landim, Jeová Mota, Emília Pessoa, De Assis Diniz, Guilherme Sampaio, Dra. Silvana, Lia Gomes, Simão Pedro, Messias Dias, Moésio Loiola, Nizo Costa, João Jaime, Marcos Sobreira, Oscar Rodrigues, Romeu Aldigueri, Jô Farias e Larissa Gaspar.

No ano passado, o Congresso Nacional implantou a Frente Parlamentar Mista da Saúde Mental com o objetivo de elaboração de uma agenda legislativa baseada em critérios científicos atualizados para atuar na proposição e defesa de instrumentos legais que visam desenvolver e fortalecer políticas públicas de cuidado em saúde mental.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram