O Plenário da Câmara dos Deputados decidiu, na noite desta quarta-feira (10/12), pela suspensão do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) por seis meses, rejeitando a cassação.
Foram 318 votos a favor da suspensão, 141 contrários e 3 abstenções.
O deputado era alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar que havia sido aprovado pelo Conselho de Ética, com recomendação de cassação.
O processo foi aberto devido à agressão com chutes e empurrões do influenciador digital Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), nos corredores da Câmara em 2024.
O deputado alegou que reagiu porque Costenaro teria feito insinuações sobre a mãe dele, que estava doente na época e faleceu 22 dias após o incidente.
Durante os seis meses de suspensão, o mandato de Glauber Braga será assumido pela suplente Heloísa Helena (Rede-RJ).
A Suplente Heloísa Helena
Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho é uma enfermeira, professora e política brasileira, filiada à Rede Sustentabilidade. Ela é uma figura conhecida no cenário político nacional, com uma trajetória que inclui:
É formada em Enfermagem e professora de Epidemiologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), cargo do qual se licenciou para atividades políticas.
Foi vice-prefeita de Maceió (1993–1995) e Deputada Estadual de Alagoas (1995–1999).
Elegeu-se Senadora por Alagoas em 1998 com a maior votação daquela eleição.
Foi uma das pessoas que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), sendo a primeira presidente do partido, e depois participou da fundação da Rede Sustentabilidade em 2013, partido do qual é Porta-Voz Nacional.
Concorreu à Presidência do Brasil em 2006.
Recentemente, ela ficou como suplente em candidaturas a Deputada Federal no Rio de Janeiro (2022) e a Vereadora do Rio de Janeiro (2024).
Ela assumirá o mandato de Deputada Federal durante os seis meses em que Glauber Braga estiver suspenso. Heloísa Helena é da Rede, e a substituição é possível porque PSOL e Rede integram a mesma federação partidária, somando-se os votos para o cálculo do quociente partidário.









