Recuperação

Em Caucaia, atendimento humanizado tem auxiliado na recuperação de pacientes da UTI do hospital municipal

A unidade tem um espaço de alvenaria com equipamentos e tecnologia avançadas.

“Eu cheguei ao hospital municipal quase morta. Abaixo de Deus, vocês salvaram a minha vida”, disse, emocionada e cheia de gratidão, D. Francisca Damasceno, de 75 anos, que passou 59 dias internada em um dos novos leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha. “Eu sou muito grata e morro de saudade de cada um que me tratou tão bem na UTI”.

Humanizar, ainda mais o atendimento, e tratar a todos com ainda mais dignidade, garantindo a recuperação e o bem-estar dos pacientes é uma das premissas da equipe da unidade intensiva. A UTI, que conta com dez leitos permanentes e uma alta tecnologia, foi inaugurada pelo prefeito Vitor Valim em junho deste ano, e já atendeu quase 200 pessoas que precisaram de cuidados intensivos, desde a inauguração.

D. Francisca Damasceno recebeu todo o cuidado e carinho necessário para auxiliar na recuperação durante os 59 dias em que ficou internada na UTI do Hospital Municipal, por conta de um grande desconforto respiratório. Durante a internação, os profissionais realizaram até uma comemoração de aniversário para a paciente, dentro dos padrões de segurança de saúde de uma UTI. D. Francisca também realizou uma chamada de vídeo para os familiares em celebração à data, também acompanhada pelos profissionais. Já em casa, D. Francisca e os familiares já entraram em contato com a equipe do hospital para parabenizar e agradecer o atendimento prestado.

Thiago Mariz, diretor-chefe da UTI, ressalta a importância de um atendimento humanizado para tratar casos graves. “Para além do trabalho sério e comprometido de toda a equipe do hospital, procuramos humanizar o atendimento e, assim, são criados laços que podem ajudar muito na recuperação de pacientes graves”, afirma. O hospital de Caucaia é uma unidade de saúde referência em traumatologia na região e atende a demanda de pacientes de dez municípios cearenses.

Empatia e atenção

Ana Alice Mota acompanhou o avô, Antônio de Oliveira Mota (69), ambos moradores do bairro Nova Metrópole, durante alguns dias no Hospital Municipal. Ela também tem um relato positivo sobre a experiência da família no equipamento. “Durante os dias que meu avô ficou internado na UTI e na enfermaria por conta de uma anemia grave, todos os profissionais foram muito presentes e atenciosos. Tanto é que a recuperação dele foi rápida. Eu só tenho a agradecer pelo tempo que eu passei no hospital acompanhando o meu avô, por ter encontrado profissionais tão empáticos como aqueles”, afirma.

Saiba mais

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou, no dia 27 de junho, dez leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha.

O hospital contava, anteriormente, com uma estrutura provisória de leitos de UTI em forma de contêiner por causa da pandemia. Agora, a unidade tem um espaço de alvenaria com equipamentos e tecnologia avançadas.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram