Eleições 2024

Entenda porque Edsonriva pode ser impedido de ser pré-candidato a prefeito em Jucás

Pesquisa interna vai determinar o destino do nomes que disputarão o pleito

Os bastidores da pré-campanha em Jucás, no Centro Sul do Ceará, podem vivenciar uma situação semelhante à ocorrida com a ex-governadora Izolda Cela, que perdeu o apoio de seu partido, mesmo tendo o direito à reeleição.

A novidade agora é que o pré-candidato a vice de Edsonriva, o ex-prefeito Raimundo Luna, revela sem reservas aos seus colegas que uma pesquisa, a ser realizada, determinará o candidato preferido à prefeitura.

Luna almeja retornar à prefeitura e, ao que parece, adotará estratégias para impedir seu sucessor e atual gestor de concorrer à reeleição. A incerteza cresce, e Edsonriva considera filiar-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) ou até mesmo avalia filiar seu irmão e cunhada no PT dentro do prazo limite.

O ex-prefeito Luna parece incapaz de convencer todos os vereadores e lideranças a permanecerem no PSB, como acordado anteriormente com Edsonriva. Para alguns vereadores do grupo, essa situação é delicada e prejudica o grupo político, pois não há clareza. Há quem afirme que nem Luna acredita mais em Edsonriva, nem Edsonriva acredita mais em Luna.

DETALHE

Uma pesquisa interna determinará o destino dos pré-candidatos; se registrada, será divulgada; caso contrário, permanecerá a incerteza. Desconhece-se o percentual mínimo necessário para ser aceito como candidato principal, considerando que Luna já tinha preferência em pesquisas internas, mas mesmo assim aceitou ser o pré-candidato a vice. Parece que Luna se arrependeu e deseja inverter a situação.

Não se sabe qual instituto realizará a pesquisa, se indicado por Edsonriva ou por Luna. O Deputado Federal Guimarães não acredita na possibilidade de “traição” a um prefeito com mandato e grande aceitação popular. Ele deseja ver Edsonriva filiado ao PT como o candidato natural do processo. Já há lideranças manifestando o desejo de sair do grupo político, onde os interesses individuais prevaleceram sobre o coletivo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram