As equipes de transição de gestão da Prefeitura de Fortaleza começaram a semana com mais uma rodada de reuniões setoriais. Nesta segunda-feira (25), foi a vez da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor) e do Instituto Dr. José Frota (IJF). Foram apresentados o andamento das ações, organogramas, bem como a situação financeira dos órgãos municipais.
A reunião setorial com o IJF não contou com a presença do superintendente do Hospital, José Maria Sampaio Menezes Júnior, e o balanço do Instituto foi apresentado pelo secretário da Saúde do Município, Galeno Taumaturgo. Ficou agendada para quarta-feira (27) a presença do superintendente do IJF na reunião com as equipes de transição.
Nesta terça-feira (26), deverá ser realizada uma audiência inicial de conciliação entre representantes do Ministério Público do Ceará (MPCE) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM) para tratar sobre a situação do IJF. Existem denúncias de falta de medicamentos, insumos e cirurgias suspensas. Na terça-feira (03/12) pela manhã, a comissão de transição do prefeito eleito visitará o IJF.
Na reunião com a Fagifor, foram tiradas dúvidas sobre o funcionamento da Fundação, que é vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dotada de personalidade jurídica de direito privado, com autonomia gerencial, patrimonial, orçamentária e financeira, sujeita ao regime jurídico próprio das entidades privadas.
A vice-prefeita eleita Gabriella Aguiar, coordenadora da equipe de transição do prefeito eleito Evandro Leitão, explicou que o encontro serviu para alinhar informações, principalmente sobre a situação do IJF. “Hoje foi uma reunião importante, pois tratou do IJF, que é um hospital de trauma muito relevante e que precisa de muito cuidado e atenção. Acredito que foi um encontro produtivo, pois iniciamos esse alinhamento. A semana como um todo será produtiva. Nos próximos dias, vamos tratar de secretarias relevantes, como Educação, Juventude e Direitos Humanos. Esta semana será de muito trabalho”, finalizou.
Os encontros da transição prosseguem nesta terça-feira (26) com a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e Coordenadoria Especial ds Primeira Infância (Coespi). Na quarta-feira (27), haverá reuniões com as secretarias da Educação (SME), da Juventude (Sejuv) e a Central de Licitações.
A comissão de transição do prefeito eleito é integrada por Gabriella Aguiar (coordenadora), Francisco de Castro Menezes Júnior, Hélio das Chagas Leitão Neto, Luís Sérgio Menezes da Costa, Osvaldo José Rebouças, Guilherme de Figueiredo Sampaio e Laila Freitas e Silva. A comissão de transição do atual prefeito é formada por Renato Lima (coordenador), Mário Fracalossi, Fernando Oliveira, Samuel Dias, Ana Manuela Nogueira, Juliana Guimarães e Flávia Teixeira.
A transição de governo é o processo no qual a equipe da gestão atual repassa informações sobre o andamento da administração municipal para os representantes indicados pelo prefeito eleito. Esse processo envolve, entre outras questões, a entrega de dados sobre a situação econômica do município, incluindo despesas, dívidas e receitas da Prefeitura. A transição de governo é um momento crucial para a continuidade dos serviços públicos e o desenvolvimento municipal. A troca de gestão exige planejamento e organização para garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma eficiente e transparente.