Foto: Beatriz Boblitz

Beleza

Fortaleza: Estátua de Iracema é restaurada; vídeo

A fonte possui horário programado de funcionamento, sendo ligada todos os dias, das 6h às 9h e 17h às 20h, quando os visitantes poderão apreciar o famoso banho da personagem de José de Alencar

A escultura “Banho de Iracema”, instalada na Lagoa de Messejana, voltou a fazer jus ao nome. Isso porque com as obras de restauro, o monumento além de receber pintura e iluminação, ganhou também uma nova bomba hidráulica, fazendo com que a fonte voltasse a jorrar água. A fonte possui horário programado de funcionamento, sendo ligada todos os dias, das 6h às 9h e 17h às 20h, período em que os visitantes poderão apreciar o famoso banho da personagem de José de Alencar. As intervenções no monumento fazem parte das obras de requalificação Lagoa da Messejana, que estão com 98% dos serviços concluídos e devem ser entregues já no próximo mês de abril.

A Índia Iracema, monumento incorporado ao espelho d’água da lagoa, possui 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares e pesa 16 toneladas. A estátua se encontrava em estado de degradação e sem conservação. Para o restauro, a peça passou por estudos, realizados por uma empresa especializada, para o levantamento dos serviços necessários para a recuperação, sempre mantendo as características originais do equipamento.

Os serviços consistiram na retirada de sujidades em todo o monumento, remoção da antiga cor esverdeada e pintura artística na escultura, que recebeu a cor “bronze envelhecido”, respeitando suas características originais. Também foram feitos reparos na estrutura de fibra de vidro, instalação da lança, que faz parte do projeto original do monumento, além de toda recomposição elétrica e hidráulica, fazendo com que a personagem do escritor José de Alencar, fosse entregue novamente aos seus visitantes.

Obras de urbanização da Lagoa da Messejana

A Prefeitura de Fortaleza segue investindo na urbanização de espaços verdes na Capital. A Lagoa da Messejana recebeu diversas melhorias de reforma e urbanização em todos o seu entorno, com objetivo de tornar o equipamento mais atrativo e acessível para quem visita o bairro.

Com as obras, o espaço conta agora com novos passeios em piso intertravado, guarda-corpo, itens de acessibilidade, mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, novo parquinho infantil, academia ao ar livre e iluminação.

Os serviços foram responsáveis, ainda, pela instalação de uma Areninha, reforma da quadra poliesportiva e pista de skate, além da construção de um píer sobre a lagoa, que recebeu piso e guarda-corpo em madeira, sendo mais um ponto para apreciação do pôr do sol com vista para a lagoa.

Pensando na economia e geração de emprego e renda para os moradores, os três quiosques existentes na praça também foram reformados e mais dois novos quiosques foram construídos, totalizando cinco unidades voltadas para a venda de produtos diversos.

As obras contaram com o investimento de R$ 12,6 milhões.

WhatsApp
Facebook
X
Telegram