O ex-deputado federal e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, foi preso nesta segunda-feira (13) em Orlando, na Flórida. A detenção foi realizada pelo ICE (Immigration and Customs Enforcement), o serviço de imigração e alfândega dos Estados Unidos, e confirmada pela Polícia Federal brasileira.
Ramagem foi detido por estar em situação migratória irregular em solo americano. Ele era considerado foragido da justiça brasileira desde setembro de 2025, quando deixou o Brasil de forma clandestina — cruzando a fronteira de Roraima com a Guiana — pouco antes da conclusão do seu julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
O ex-ministro foi condenado pelo STF a uma pena de 16 anos e um mês de prisão em regime fechado.
As acusações incluem tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, no âmbito das investigações sobre a trama golpista de 2022.
No final de 2025, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a perda de seu mandato parlamentar em decorrência da condenação criminal.
O governo brasileiro já havia formalizado o pedido de extradição junto ao Departamento de Estado dos EUA em dezembro de 2025. Com a prisão efetuada pelo ICE, o processo administrativo para o seu retorno forçado ao Brasil deve ser acelerado.
Aliados do ex-deputado afirmam que ele pretendia solicitar asilo político ao governo norte-americano, alegando perseguição, mas a detenção por órgãos de imigração indica que o status legal dele no país não havia sido regularizado.









