O governador Elmano de Freitas e o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, visitaram, agora pela manhã, as obras de implantação da ferrovia Transnordestina no Ceará.
Eles percorreram o canteiro de obras no trecho MVP 4, em Pìquet Carneiro, município localizado na região do Sertão Central.
Com 150 km já executados em território cearense, de Missão Velha a Acopiara, agora a Transnordestina está executando outros 151 km, de Acopiara a Quixadá, passando por Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Quixeramobim. O projeto é que o trajeto da ferrovia vá até o Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A obra está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e está com orçamento garantido pelo Banco do Nordeste e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a sua conclusão.
Ontem, em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas e o ministro Rui Costa participaram de reunião com secretários estaduais, prefeitos e gestores de órgãos do Estado e da União para definir o cronograma de execução de obras importantes do PAC no Estado e em municípios cearenses.
O governador Elmano de Freitas falou sobre o assunto e destacou a importância da Transnordestina para a economia do Ceará e do Brasil.
O ministro Rui Costa reforçou o compromisso do Governo Federal em cumprir todas as etapas para que as obras da Transnordestina avancem. Além disso, apontou que, para isso, serão cruciais os investimentos previstos em logística.
Rui Costa ainda destacou que o planejamento do Governo Federal prioriza fortes investimentos em ferrovias e portos, fortalecendo, assim, a logística do país.