O governador Elmano de Freitas anunciou investimentos de 187 milhões de reais em obras de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), que vão beneficiar mais de 32 mil famílias, o equivalente a mais de 130 mil pessoas.
As intervenções estruturantes alcançam 41 municípios, por meio do Programa Águas do Sertão (PAS) e do Fundo Estadual de Saneamento Básico (FESB).
O chefe do Executivo Estadual deu um panorama do que o Estado tem feito para garantir água ao povo cearense.
Muitas das comunidades contempladas eram abastecidas por carros-pipa, de acordo com o secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, que destacou o compromisso do Estado com os municípios e moradores beneficiados.
Parte estratégica da política de saneamento básico do Governo do Ceará voltada às localidades rurais, o Programa Águas do Sertão (PAS) vai contar com 161 milhões de reais em investimentos para reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população frente às secas e à escassez hídrica.
Os recursos destinados ao financiamento são provenientes do Governo do Estado, de crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e de doação da União Europeia, por meio do Latin American Investment Facility (LAIF). A implantação das ações é coordenada pela Secretaria das Cidades (SCidades), com o apoio da Cagece e do KfW.
Entre os municípios atendidos, está Pindoretama, Região Metropolitana de Fortaleza. O prefeito Dedé Soldado (PSB), ao lado do diretor do (SAAE), Aquila Gondim, e assessores, assinou no Palácio da Abolição o termo de adesão.
Dedé agradeceu ao governador Elmano de Freitas (PT).
“Com o novo investimento, mais famílias pindoretamenses serão atendidas com água tratada e de qualidade, promovendo mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população”, disse.









