A Justiça Eleitoral aprovou oficialmente, no último dia 22 de novembro, as contas de campanha de Roberto Pessoa para prefeito e Gerson Cecchini para vice-prefeito em Maracanaú. Os candidatos vitoriosos nas eleições municipais de 2024 em Maracanaú receberam 62,83% dos votos válidos, o que representou 86.976 votos nas Eleições de 2024. O documento expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que tem como signatária Ana Nogueira Agostinho Mendes, do Cartório da 104ª Zona Eleitoral de Maracanaú, conclui que “considerando o resultado da análise técnica empreendida na presente prestação de contas, manifesta-se esta analista, contabilmente, pela aprovação das contas, nos termos do art. 74, I, da Resolução TSE nº 23.607/2019”.
Roberto Pessoa parte agora para seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Maracanaú, tornando-se o político que mais vezes geriu o Poder Executivo do Município. A diplomação de Roberto Pessoa e Gerson Cecchini está agendada pela Justiça Eleitoral para o próximo dia 19 de dezembro.
Coligação – Roberto Pessoa (União Brasil) e Gerson Cecchini (PT), oficialmente eleitos, foram candidatos à Prefeito e Vice-Prefeito de Maracanaú, respectivamente, pela Coligação Maracanaú Sempre Forte para Você, formada pelos partidos União Brasil, Republicanos, Progressistas, Mobiliza, MDB, PSD e Solidariedade, em uma das maiores coalisões de forças políticas em nível municipal da história do Ceará. A Coligação contou com 147 candidatos a vereadores(as).
Roberto Soares Pessoa
Roberto Soares Pessoa tem história e muitas conquistas na vida pública, com uma das mais importantes e consolidadas carreiras políticas da história do Ceará, do Nordeste e do Brasil. Formado em economia pela UFC e em contabilidade pela Fênix Caixeiral, é reconhecido pelo espírito empreendedor. Aos 20 anos, fundou a companhia de ovos e aves Emape e logo se tornou uma das maiores lideranças do ramo de avicultura no Brasil. Em 1990, ingressou na política sendo eleito deputado estadual e depois deputado federal por quatro mandatos (eleições de 1994, 1998, 2002 e 2018), com votações crescentes em todos os municípios do Estado. Em 2004, deixou a Câmara dos Deputados após ser eleito Prefeito de Maracanaú. Em 2008, foi reeleito e, em 2020, venceu mais uma vez, partindo para o terceiro mandato à frente da Prefeitura de Maracanaú. As três gestões anteriores de Roberto Pessoa (2005 a 2012 e 2021 a 2024) deixaram marcos e conquistas históricas para o Município, com perfil desenvolvimentista, garantindo avanços emblemáticos na infraestrutura, saúde, educação, assistência social e em diversas áreas, garantindo justiça social e o bem-estar aos maracanauenses. Em 2024, foi eleito para o quarto mandato à frente da Prefeitura de Maracanaú, com 62,83% dos votos válidos, totalizando 86.976 votos.
Gerson Cecchini
Foi Presidente do Instituto Tancredo Neves e Assessor Parlamentar na Câmara dos Deputados. Na Prefeitura de Maracanaú, exerceu as funções de Chefe de Gabinete, Secretário de Governo e Secretário Especial na primeira e segunda gestão de Roberto Pessoa (2005 a 2012) e Secretário de Cultura e Turismo (2013 a 2020), tendo se destacado pela excelência de seu trabalho e eficiência administrativa. É coordenador geral há 19 anos do São João de Maracanaú, o maior festejo junino do Brasil, evento que atrai mais de 2 milhões de espectadores por edição e que, por sua grandeza e relevância turística e cultural, proporcionou à cidade de Maracanaú a titulação de Capital Junina do Ceará, conforme Lei Estadual n° 14.999/2011. Foi coordenador-geral de diversas campanhas políticas vitoriosas de Roberto Pessoa e do grupo político. Na atual administração municipal de Maracanaú (2020 a 2024), foi secretário de Gestão, Orçamento e Finanças, garantindo a excelência na administração dos recursos públicos, trabalho que garantiu a Maracanaú o primeiro lugar na gestão fiscal entre os 184 municípios do Ceará, conforme o Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF de 2023 da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan. Em 2024, foi eleito vice-prefeito de Maracanaú, com 62,83% dos votos válidos, totalizando 86.976 votos.